jan 20

Festa da Padroeira – Emoção e Espiritualidade

No dia 15 de Setembro nossa comunidade comemora o dia de nossa Padroeira, Nossa Senhora das Dores, com missas, setenário das dores e alegrias de Maria, que serão presididas: pelo nosso pároco Pe.Paulo Marcelo Daher além das ilustres presenças de vários padres que ajudarão na construção espiritual de nossa comunidade.

A igreja celebra Maria sob o título de Nossa Senhora das Dores. Esta devoção é devida à missão dos servitas – religiosos da Companhia de Maria Dolorosa – e sua entrada na liturgia se deu através do Papa Bento XII. Tal devoção possui fundamentação bíblica, pois é na Palavra de Deus que encontramos cada uma das sete dores que Maria sofreu, a saber: A profecia de Simeão; A fuga para o Egito; O desaparecimento do menino Jesus; A Paixão do Senhor; Sua crucifixão; Morte e sepultamento. E também as alegrias que ela viveu, a saber: O anúncio do anjo Gabriel e conseqüentemente a Encarnação do filho de Deus; Quando visita a sua prima Isabel; Quando nasce seu filho, Menino Jesus; Quando os três reis magos prestam adoração ao Menino Jesus; Quando encontra o Menino Jesus, que estava no templo; Quando Jesus ressuscita ; Quando de sua Assunção e Coroação como Rainha do céu e da terra.

Como Igreja, recordamos Nossa Senhora não somente por suas dores e alegrias, mas pela sua participação ativa na redenção que o Cristo nos conferiu. Desta forma Maria, imagem da Igreja, nos aponta para uma vida nova, onde não há ausência de sofrimentos, é lógico, mas uma profunda e consciente partilha de amor, confiança e esperança. Que a exemplo de nossa querida e amada mãezinha, Nossa Senhora das Dores, entreguemos nossas tribulações, preocupações e alegrias nas mãos de nosso Pai, Deus.

Ayla Darlene de Souza

Setembro de 2008.