jul 05

04 de julho dia de São Pedro e São Paulo

De acordo com o Calendário Católico e, também, das homilias apregoadas pelo Pe. Paulo Daher, todo bom Cristão Dorense sabe que o dia 04 de julho é o dia dedicado às memórias deste dois Santos: Pedro e Paulo precursores da Boa Nova de Cristo.

Interessante constatar como dois homens de realidades e pensamentos distintos puderam um dia estar unidos em um propósito tão edificante. Simão homem simples, bondoso, e pescador natural de Betsaida, que mais tarde, através de Jesus ganharia o codinome de Pedro/pedra (Cefas em aramaico) e irmão de André; e Saulo (também cidadão romano) nascido em Tarso, uma cidade da Ásia Menor, defensor ferrenho da raça e das leis Judaicas, convertido ao Cristianismo às portas de Damasco, em perseguição a Pedro e demais seguidores da Igreja do Caminho, com o codinome de Paulo. Estranho perceber como Jesus Cristo lança mão para a concretização de sua obra, através de dois extremos: a simplicidade e a intelectualidade. Pedro por conhecer a realidade de um povo sofrido e por saber falar e por usar a linguagem rústica arrebanha o povo, tornando-se o fundamento da própria Igreja (o primeiro Papa) e Paulo pela intelectualidade abrangente torna-se o articulador que irá aparar as arestas de uma cultura  multifacetada, e uni-la nos pontos em comum e formatando a doutrina Cristã.
    No trabalho de suas missões têm suas vidas arrebatadas de forma violentas, pelos romanos, Pedro crucificado de cabeça para baixo e Paulo degolado, ambos pilares do Cristianismo.
    Portanto paroquianos Dorenses, o caminho da santificação sempre foi, é e será árduo, pois estaremos vinculados à ignorância, à arrogância de épocas governadas pela conveniência.
    Que a bondade, a simplicidade e a sabedoria de Pedro e Paulo sejam indicadores de uma vida Santa.
    Amém Jesus, amém Maria.

De: João Bosco de Melo
Dores de Campos, 03 de julho de 2010.
PASCOM