«

»

mar 17

Notas sobre a Campanha da Fraternidade

 

Iniciada, neste final de Semana, mais precisamente nos dias 12 e13 de 2011, em todas as Missas, as reflexões sobre o tema da Campanha da Fraternidade: Fraternidade e a Vida no Planeta – A Criação geme dores de parto, onde a apresentação das mesmas foi de responsabilidade da APAE, sendo que as demais ficarão a cargo de outros setores educacionais da cidade.

As alusões ao tema na homilia do Sacrifico da Santa Missa foram de iniciativa das Sra. Dinéia Maria Ribeiro Lacerda e Sra. Maria Conceição Aliane Cardoso, ambas Catequistas, que nos dias 03 a 13 de janeiro do corrente ano, estiveram fazendo um curso intensivo no Instituto de Pastoral Catequética (IRPAC) __Regional Leste 02, na cidade de Cachoeira do Campo/MG, que tiveram a grata acolhida do Pe. Paulo Marcelo Daher Gomes Filho.

Vale ressaltar que a APAE abordou o tema de maneira simples, porém, com uma visão macro, em um grande cartaz do globo terrestre demarcado com o mapa Mundi,, onde o mesmo foi pontilhado de maneira profícua pelo Pe. Paulo e as responsabilidades disseminadas entre todos, pelo que está ocorrendo no mundo. O celebrante solicitou de todos o compromisso de: não jogar lixo nas ruas, não permitir as queimadas dos pastos, não poluir os nossos mananciais, enfim uma gama de procedimentos rotineiros, que perfazem as nossas pequenas tragédias na época das chuvas e na contribuição substancial da abertura da camada de ozônio. Também, disponibilizou um espaço físico, no prédio são Thomas de Aquino para que os trabalhos, ali apresentados possam ser, meticulosamente, observados por todos.

Até que enfim a Igreja vem resgatando o seu papel social e político na comunidade, para não ser mais um templo de alienados.

Oração da CF 2011

Senhor Deus, nosso Pai e Criador.
A beleza do universo revela a vossa grandeza,
A sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas,
E o eterno amor que tendes por todos nós.

Pecadores que somos, não respeitamos a vossa obra,
E o que era para ser garantia da vida está se tornando ameaça.
A beleza está sendo mudada em devastação,
E a morte mostra a sua presença no nosso planeta.

Que nesta quaresma nos convertamos
E vejamos que a criação geme em dores de parto,
Para que possa renascer segundo o vosso plano de amor,
Por meio da nossa mudança de mentalidade e de atitudes.

E, assim, como Maria, que meditava a vossa Palavra e a fazia vida,
Também nós, movidos pelos princípios do Evangelho,
Possamos celebrar na Páscoa do vosso Filho, nosso Senhor,
O ressurgimento do vosso projeto para todo o mundo.

Amém

P/ João Bosco de Melo

Dores de Campos, 13 de março de 2011

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>