ago 19

Notas: Missa dos 100 anos da Irmandade do Santíssimo Sacramento

Devido às obras da Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores, aos 11 dias do mês de agosto do corrente ano, foi comemorado numa Missa em Ação de Graça, pelos 100 Anos da Irmandade do Santíssimo Sacramento, na quadra esportiva do Dorense Clube, totalmente sem pompas, onde as circunstâncias deram, tão somente, lugar à exaltação da Boa Nova de Cristo cultuada por este movimento criado no início do século XX, mas precisamente no dia 26 de julho de 1911, pela batuta do Pe. Francisco Goulart, coadjuvada pelo Provedor: Randolfo Teixeira de Carvalho; pelo Secretário: Francisco de Paula Raposo e pelo Tesoureiro: Francisco Lopes Pereira. Hoje o cajado é ostentado pelas mãos responsáveis do Provedor: Carlos Henrique Marques; pelo Vice-Provedor: Adriano José Ferreira; pelo Secretário: Sérgio Pacelli da Silva; pelo Tesoureiro: Edgard Alan Poe Teixeira e pelo auxílio luxuoso do Pe. Paulo Marcelo Daher Gomes Filho, que continuam dando uma seqüência primorosa aos trabalhos da Irmandade e ao resguardo  da Igreja Matriz , haja vista a restauração de proporção vultuosa a que a mesma está sendo submetida.

Após a leitura das intenções o Provedor Sr. Carlos Henrique Marques começa a pontuar o Sacrifício da Santa Missa, que se inicia pela procissão dos Irmãos do Santíssimo Sacramento, seguida pelos coroinhas e pelo Pe. Paulo Marcelo Daher, que após a saudação, espera risonho pelos Irmãos: José Clemente (o mais antigo) e por Clayder (o mais novo) na condução da palavra de Deus. A primeira leitura ficou a cargo do Irmão Sr. Edgard Alan Poe, a leitura do Salmo pelo Irmão Sr. Carlos Henrique a leitura da Oração da Comunidade pelo Sr. Sérgio Pacelli. O Evangelho do dia foi absorvido pelos fiéis, que ali estavam, pela proficuidade demonstrada, no que tange a intimidade com a palavra, pelo Pe. Paulo Marcelo Daher, que explorou ao máximo, a máxima do Perdão propagada por Jesus Cristo, no Evangelho: Mateus 18-21-19, 01.

Vale ressaltar que em todos os momentos, que a ocasião permitia, o Coral Carismático entoavam pelas canções.

Mais uma vez o Pe. Paulo Marcelo demonstrou a sua capacidade de aproximação com os fiéis ao compartilhar, de forma simpática, o aniversário dos 100 Anos da Irmandade, com os aniversariantes do momento. Foi apresentado e revestido pela capa o novo Irmão Geraldinho do Alaor e abençoada, mediante aspersão de água benta, a Imagem de são Benedito, que entronará a capela que está em fase de acabamento no bairro Paloma.

Os festejos foram culminados com a Benção do Santíssimo, que em procissão se deixou ser tocado por todos os fiéis.

Finalizando o Sr. Provedor Carlos Henrique Marques, de forma simples e verdadeira, fez os agradecimentos, que a seguir e transcrito na íntegra:
São 100 anos de entrega, compromisso e, sobretudo, perseverança na conduta de tal empreitada. Os trabalhos que começaram de forma tímida, mas verdadeira, no dia 26 de julho de 1.911 e hoje é exaltado, por essa longa caminhada deveu-se,  tão somente, á dedicação de homens de Boa Vontade, que sustentados por uma fé verdadeira no Santíssimo Sacramento levaram a mensagem de amor e partilha aos muitos corações, que ressequidos pela incredulidade do mundo, esperavam beber desse manancial.

Saibam, meus Irmãos, que é essa tradição que começou a 100 Anos, aqui em nossa Paróquia, que sustenta os alicerces da Igreja Católica soerguidos por Pedro.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Parabéns, infindáveis, ao Sr. Provedor Carlos Henrique Marques, à sua equipe, e ao Pe. Paulo Marcelo Daher Gomes Filho!

Dores de Campos, 11 de agosto de 2011.

P/ João Bosco de Melo.