set 27

Dia do nascituro – 08 de outubro de 2011

«Nascituros: bem-vindos à vida!»

Na 43ª Assembléia Geral, realizada em Itaici, SP (9-17/08/05), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil decidiu que o dia 8 de outubro de cada ano seja dedicado aos nascituros. A iniciativa é da Igreja católica, mas ela também convida as outras Igrejas e organizações da sociedade, e também todas as pessoas e instituições que defendem a vida humana a aderirem a esta iniciativa.

Quem é o nascituro?

Nascituros são todos aqueles que estão por nascer. A eles queremos dizer com palavras e atitudes: “sejam bem-vindos ao banquete e à festa da vida!” Bem-vindos a este mundo!

Antes de tudo, é convicção católica que o feto e o bebê, que se formam no seio da mãe, já são seres humanos e possuem a mesma dignidade dos seres humanos já nascidos. Sua vida deve ser respeitada e valorizada, como a de qualquer outro ser humano já nascido. Precisamos traduzir sempre mais em atitudes culturais e leis o respeito à vida humana nascente. Não podemos deixar-nos dominar pela cultura da morte.

Somos convidados, hoje, a reconhecer o dom mais precioso que temos: o dom da vida e a proclamar as maravilhas de Deus. Quanto mais nos aproximarmos de Deus, mais perceberemos nossa dignidade, pois, na verdade, sem o Criador, a criatura se esvai.

E a nós cabe o desafio:

O que podemos fazer para tornar reconhecida e respeitada a dignidade do homem e da mulher?

“Vivo pela Vida! Porque cada vida é irrepetível, cada pessoa é insubstituível, cada morte é irreversível. E você, promove a vida?”

ORAÇÃO PELA VIDA
Nós vos louvamos Senhor, Deus da Vida.
Bendito sejais, porque nos criastes por amor.
Vossas mãos nos modelaram desde o ventre materno.
Nós vos agradecemos pelos nossos pais, famílias
e todas as pessoas que cuidam da vida humana desde o seu início até o fim.
Em Vós somos, vivemos e existimos.
Abençoai todos e todas que zelam pela vida humana e a promovem.
Abençoai as gestantes e todos os profissionais da saúde.
Dai às pessoas e às famílias o pão de cada dia, a luz da fé e o amor fraterno.
Nossa Senhora Aparecida, intercedei por nossos nascituros,
nossas crianças, nossos jovens, nossos adultos e nossos idosos,
para que tenham vida plena em Jesus,
que ofereceu sua vida em favor de todos.
Amém.

PASTORAL FAMILIAR – DORES DE CAMPOS // MG