nov 22

Relatório da Reunião Diocesana da Pastoral da Criança

Aconteceu no dia 19 e 20 de novembro, do corrente ano, o Encontro Diocesana da Pastoral da Criança, na Casa de Oração São Tiago em São João del Rei, onde se pretendeu discutir temas de relevância em relação às gestantes e crianças, num mundo de providências carentes e, também, para eleger a lista tríplice que irá Coordenar a supra citada Pastoral por 02 (dois) anos, próximos. O Encontro contou com as ilustres presenças de Dom Célio de Oliveira Goulart, Bispo da Diocese a qual pertencemos; Pe. Geraldo Magela da Silva, Nossa Senhora do Pilar; Izabel de Cássia Barbosa, Coordenadora da Regional; Beth, psicóloga do Centro Viva a Vida de São João del Rei; Joana D’arc e Wilson Moreira Amarantes, Missionário Franciscano que atuou nos países: Canadá, EUA, Tailândia, Inglaterra, Índia, Coréia, Indonésia, Filipinas, Alemanha, Portugal, Japão, China, além do Brasil.

Logo após a leitura, reflexiva, do evangelho aconteceu o treinamento, ministrado por Izabel de Cássia Barbosa, sobre o projeto da AAPAC (Associação de Apoio, Proteção e Amparo à Criança) e do governo Mães de Minas, no qual a Pastoral deve ser forte aliada, juntamente com os PSF’s no que concerne ao cadastramento de todas as gestantes e crianças até 01 ano de idade, pois entenderam-se que todos têm direito a uma vida digna e no que tange aos cuidados para obtê-la. Para tanto foi criado, com a mais alta tecnologia o Call Center Nr.155, aonde todas as informações pertinentes serão cruzadas, agendadas e informadas. Tal organismo deverá entrar em funcionamento em fevereiro do ano de 2012. Nos momentos em que decorria o treinamento foi apresentado uma bela imagem de Maria Santíssima grávida, como patrona da Pastoral da Criança nesse projeto e mediante ao fato o missionário franciscano Wilson exaltou a beleza e exemplo a ser seguido da cidadania de Maria, ainda moça, ao socorrer sua parenta Izabel. Após o almoço houve a votação da lista tríplice e apuração dos votas, a saber: Marta Maristela, Conceição Sofia e Neuza, para a nova Coordenação, a qual foi ratificada por Dom Célio a Sra. Marta Maristela Ferreira como a nova Coordenadora, tendo esta como suplente a Srta. Jandira Cerqueira.

Às 16:00 h ocorreu na capela  o sacrifício da Santa Missa, celebrada por Pe. Geraldo Magela Silva que ao exaltar o Cristo Rei o faz de forma pungente e denuncia a adoração do mundo atual aos pequenos senhores, como forma de obtenção, imediata, de benesses, deixando em segundo plano o Grande Senhor Cristo Rei.

No domingo a Coordenadora Espiritual Conceição Sofia interpretou, intencionalmente, o belo poema Deus Negro de Neimar de Barros, por estarmos festejando o dia do Cristo Rei e, também, o dia da Consciência Negra. Em seguida fomos brindados com a doce e profícua presença de Beth, psicóloga social do Centro Viva Vida que de forma responsável e sapiencial pontilhou todas as nuances que tal projeto aborda e pretende alcançar, a saber: marcação de exames e consultas, atendimento de gestação de alto risco, planejamento familiar, câncer de mama, câncer do colo uterino, urologia e vítima de violência sexual. E informou que para tal empreitada ter sucesso é necessário que haja mobilização de todos, conjuntamente, com as Secretarias Municipais de Saúde, uma vez que tal projeto é regional, isto é, das responsabilidades de todos os municípios que se integraram e se predispuseram a fazer parte deste. Denunciou, também, que devido ao baixo número de profissionais os atendimentos se encontram bastantes precários.

Após o almoço todos se despediram já saudosos do encontro que terminava e a Sra. Marta Maristela enunciou que os artigos, que eram muitos, alimentícios que foram doados para a Pastoral, quando do Show do Padre Reginaldo Manzotti seriam repartidos por todos os Ramos (nome que se dá às Paróquias que têm a Pastoral da Criança) ali presentes.

Parabéns á equipe de Coordenação Diocesana por mais esse evento.

P/ João Bosco de Melo

Dores de Campos, 20 de novembro de 2011