«

»

nov 22

Sentido da Vida

No livro tempo de esperas o padre Fábio de Melo destaca (apud BERGSON, Henri, 2011, p. 43), “O ser humano precisa de um motivo para ir adiante.” Na existência terrena as pessoas passam por diversas fases, mas o falecimento de entes queridos, a separação entre casais e a perda do emprego, são desencadeadores de depressão e angústia. Mas o ser humano deve buscar novos sentidos para sua vida terrena, a partir das perdas. Muitos se refugiam na fé, no trabalho, nos estudos ou mesmo na ajuda aos seus semelhantes, em projetos sociais. No entanto essa busca deve orientar o ser humano, para maior crescimento espiritual e emocional.

O padre Fábio de Melo também cita (apud GASSET, Ortega Y, 2011, p. 29), um filósofo espanhol que dizia: “Eu sou eu e minhas circunstâncias.” A questão da solidariedade humana relaciona-se também com esse pensamento que demonstra que ao nascermos estamos sujeitos a vivenciar todo tipo de problema e alegria aqui na terra, mas devemos viver um para o outro nessa existência tão curta e conturbada. O ser humano egoísta vive em um mundo ilusório, pois ninguém vive sem a ajuda do outro, nem o homem mais rico e poderoso do mundo.

A necessidade do outro em nossa existência, é uma maneira de enxergar o mundo com mais simplicidade e buscar o “sentido da vida”, nos momentos mais simples. O ser humano vive em busca de uma felicidade futurista e em perdas do passado, e essas inquietações vedam os seus olhos para os momentos felizes do presente.  Mesmo que o ser humano vivencie uma situação limite, deve buscar refúgio em novas perspectivas de vida, fazendo projetos.  A esperança surge de novas alternativas na vivência cotidiana de cada ser humano.

Referência bibliográfica:

MELO, Fábio de. Tempo de esperas: o itinerário de um florescer humano. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2011.

Por Sirlene Aliane

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>