«

»

jan 23

A ganância desmedida do ser humano

O padre Reginaldo Manzotti afirma: ”A ganância coloca em risco a salvação, porque o ganancioso torna-se corrupto e, para ganhar sempre mais, vende a ética e a moral.” (MANZOTTI, 2010, p. 236). Atualmente algumas pessoas são movidas pela ambição e são capazes de tudo para obter dinheiro e poder. São cometidas as mais diversas ações contra as pessoas como roubos, assassinatos e etc. As mais diversas trapaças em geral acontecem a cotidianamente e uma recorrente é o descumprimento de palavras dadas em negócios das mais diversas formas, gerando falta de caráter e ética.

 

A ética é uma palavra muito na sociedade atual, mas em muitas situações não é entendida em todo o seu significado. O conceito é amplo e significa solidariedade, respeito, honestidade, dignidade e justiça. A ética deve ser demonstrada em ações cotidianas em todas as áreas do conhecimento: medicina, no direito, na odontologia, na administração de empresas, na contabilidade, no magistério, na política, etc. No entanto o que se observa são alguns profissionais visando somente o dinheiro em detrimento do cumprimento com as obrigações morais.

 

“O dinheiro em si não condena ninguém. A maneira como é administrado, expressa por meio da avareza, do sentimento de posse ou de fascínio por sua presença em nossa vida é que nos leva à perdição”. (MANZOTTI, 2010, p. 241). Existem políticos e funcionários públicos que apropriam do dinheiro público, médicos e dentistas que atendem somente por dinheiro, administradores e contabilistas que roubam empresas privadas,  professores  incompetentes porque recebem pouco dinheiro e policiais que se corrompem por serem mal remunerados. Entre outros profissionais que não atendem aos preceitos da profissão exercida.

Na vivência cotidiana nos deparamos com diversas atitudes antiéticas, que devem ser combatidas com princípios éticos sólidos. A família, a escola e as religiões são responsáveis pela interiorização de valores por crianças e adolescentes. Somente através de reflexões aprofundadas sobre a ética e a fé, o ser humano terá uma vida mais harmônica e feliz e ajudarão o próximo na caminhada existencial aqui na terra.

Reflita: “Ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem e, onde os ladrões não minam nem roubam.” (Mt 6,19s).

Abração a todos os leitores!

Referência Bibliográfica

MANZOTTI, Reginaldo. 20 passos para a paz interior: com Deus, consigo e com o próximo. Rio de Janeiro: Agir, 2010.

Por Sirlene Aliane
sirlenealiane@yahoo.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>