jul 26

Por quê uma Assembleia Diocesana de Pastoral?

Estamos vivendo um momento de Assembleia em nossa Igreja Particular de São João Del-Rei. Mas, por que a fazemos? Qual a importância de uma Assembleia Diocesana de Pastoral? Quais os frutos que esperamos de uma Assembleia? Estas e outras questões certamente nos levam a refletir.

Quando uma Igreja Particular se propõe a realizar uma Assembleia Diocesana de Pastoral é porque sente a necessidade de uma avaliação em seus projetos de evangelizar as pessoas de acordo com as exigências que a Igreja aponta para nossos dias. Tudo hoje é muito dinâmico. As coisas mudam a cada momento!

O Evangelho, Palavra Viva do Senhor, não muda, é certo, como também as verdades da fé que sustentam o magistério da Igreja não mudam. Mas o contexto em que vivemos a cada momento sofre rápidas transformações, que afetam nossa vida. Por isso a necessidade de revermos os métodos, os meios e os objetivos no processo de evangelização. Assim devemos ter a humildade de realizarmos uma Assembleia Diocesana de Pastoral, avaliando com muita objetividade nossa maneira de evangelizar no contexto de nossa Diocese.

A importância de uma Assembleia é tamanha que nos envolve a todos: Bispo, Presbíteros, Diáconos, Religiosos, Seminaristas, Leigos e Leigas. É a experiência de um grande mutirão, onde todos devem ser ouvidos e manifestarem suas opiniões. Isto está acontecendo através dos encontros mensais que atingem os vários segmentos da Diocese. Iluminados pelos subsídios que a Coordenação Diocesana da Assembleia elaborou, tomando como pano de fundo o Documento 94 da CNBB sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, realizamos em primeiro lugar as Assembleias Paroquiais.

Os temas abordados e tratados conforme a  realidade de cada Paróquia, para que se veja o que de positivo acontece em cada uma e o que deve ser melhorado e apresentado posteriormente à Assembleia Diocesana com o objetivo de se estabelecer um Plano Diocesano de Pastoral. Daí a importância e o interesse que todos deverão demonstrar neste momento, porque a Igreja somos nós! É a experiência da comunhão, da interação. A Assembleia não vai acontecer só com a participação do Bispo e Presbíteros, mas com o compromisso e participação de todos: Bispo, Presbíteros, Diáconos, Religiosos, Seminaristas, Leigos e Leigas.

Os frutos que esperamos da Assembleia Diocesana de Pastoral são de estabelecermos um Plano Diocesano de Pastoral em que se apontam as Prioridades no processo de evangelização para nossa Diocese. Essas Prioridades serão frutos do que foi refletido e definido como importante para nossa Diocese. Teremos muitos pontos em comum quando formos partilhar as experiências de cada Paróquia, porque o Plano de Pastoral é para nossa Diocese, feito de acordo com as necessidades de nossa região e procurando responder às questões vivenciais de nosso povo na prática do cristianismo. Muitíssimos pontos serão comuns a outras Dioceses do Brasil, mas as características no modo de evangelizar serão próprias a nós, desta região dos Campos das Vertentes.

Por isso precisamos rezar muito durante este processo de Assembléia. Na oração  que elaboramos para a Assembleia rezamos que: “para  isso precisamos da ação do vosso Espírito Santo, para que tenhamos a sabedoria de perceber o que deve ser mudado, a graça da fidelidade em nossos projetos no anúncio de Jesus Cristo e a coerência na vivência de nossa fé recebida no batismo”.

É com a sabedoria que nos vem do Espírito Santo que faremos a mudança naquilo que deva ser mudado. Não mudar por mudar, mas sim modificarmos o que será necessário para sermos fiéis no processo de anunciar verdadeiramente o Evangelho de Jesus Cristo e a coerência na vivência da fé.

Desejamos muito que nossa Igreja Particular seja acolhedora e servidora de Jesus Cristo, evangelizando em permanente estado de missão, para que todos possam encontrar o caminho, a verdade e a vida, revelados por Jesus Cristo.

Por isso, sob a proteção de Nossa Senhora do Pilar e do Apóstolo  São Tiago,  vamos em frente e que tudo seja para a glória do Senhor, nosso Deus e Pai.

+ Célio de Oliveira Goulart – Bispo Diocesano

Com informações do Site da Diocese: http://www.diocesedesaojoaodelrei.com.br