abr 08

Juventude em Destaque

cartaz_CF2013

A Campanha da Fraternidade do ano de 2013 tem como tema: Fraternidade e Juventude: “Eis-me aqui, envia-me.” (Isaías 6, 8). Um tema muito propício para esse ano de graça no Brasil, pois acontecerá a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. Nesse evento haverá um encontro dos jovens do Brasil e do mundo inteiro, com a presença do novo papa, que é intitulado papa Francisco, um argentino muito simpático e humilde. Todos os cristãos do mundo inteiro rezam para que o novo líder seja dinâmico e inovador frente aos conflitos mundiais e sensibilize muitos jovens a seguirem o caminho cristão. A participação do papa na Jornada Mundial da Juventude será um grande momento para a conversão de muitos jovens envolvidos nesse movimento progressista da religião católica.

A jornada é impulsionada pelo movimento cristão de renovação da igreja, mas vários assuntos de suma importância serão discutidos nesse encontro e durante a Campanha da Fraternidade por vários líderes religiosos e os diversos segmentos sociais. Alguns assuntos deverão ser inseridos na pauta, pois são debatidos por representantes de todas as áreas: Falta de limites, consumismo, depressão, drogas, castidade, etc. São assuntos de interesse de religiosos, psicólogos e psiquiatras e outros, pois interferem na dinâmica da sociedade como um todo.

Na Idade Antiga o filosofo Aristóteles afirmava: “O ser humano adquire bons hábitos, praticando-os”. (ANTISERI, 1990, p. 205). O pensador já enfatizava a importância da educação familiar na vida da criança. Essa questão repercute positiva ou negativamente na juventude, pois uma pessoa educada com limites respeitará o outro. Infelizmente atualmente muitos pais, não educam seus filhos de acordo com esse princípio e muitos ficam deprimidos na adolescência quando descobrem que na vida não podem fazer tudo que gostariam nas diversas situações cotidianas. Essa depressão pode levar às drogas, pois essa substância é portadora de uma sensação rápida de prazer e um poder ilimitado. Atualmente o vício das drogas destrói muitas famílias e engrossa as estatísticas de morte na juventude.

Outro ponto importante relaciona-se com o consumismo, pois atualmente alguns pais acham que os filhos têm que ter os bens materiais almejados, senão ficarão com problemas psicológicos no futuro. Assim muitos comprometem o orçamento familiar ou mesmo se endividam, pois satisfazem os caprichos desses pequenos tiranos. Os pais realmente tornam-se reféns dos caprichos dos filhos. “Um dos caminhos para a criação dos filhos é realmente o equilíbrio, isto é, o meio-termo justo e coerente.” (ALIANE, 20007, p. 87). Esse meio-termo que seria o limite imposto aos desejos dos filhos, mostrando aos mesmos a verdadeira condição financeira da família.

A questão da castidade também é uma questão muito importante, pois atualmente alguns adolescentes iniciam sua vida sexual muito cedo, gerando vários problemas futuros para os mesmos, para sua família e para a sociedade. Algumas adolescentes engravidam, o que acarreta uma problemática familiar, escolar e social, pois muitas vezes essas adolescentes e seus pares não têm maturidade e geram crianças com distúrbios de comportamento e com alterações psicológicas. Segundo Sirlene Aliane apud Orsi e Yaegashi:

“Na cultura atual observamos uma fonte crise de valores que culmina na falta de referenciais que regem o comportamento humano, as relações interpessoais e a vida em sociedade.” (2001, p. 89). Essa crise de valores é responsável por uma sociedade que não respeita o corpo como templo de Deus.

Muitos assuntos são importantes e deverão ser discutidos em todo esse ano da fé, resultando em ações concretas no Brasil e no mundo em todos os âmbitos sociais . Todas as igrejas e segmentos sociais se interessam e se debruçam sobre o estudo desses pontos de extrema importância para a mudança de comportamento da juventude nesse século XXI, marcado por mudanças tecnológicas, científicas e morais. “A educação deve adaptar-se constantemente às transformações da sociedade, sem deixar de transmitir aquisições e frutos da experiência humana”. (ALIANE apud ORSI;Yaegashi, 2001, p. 89).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALIANE, Sirlene Cristina. Limites e Valores em Crianças de 7 a 10 anos: seu comportamento e pensamento sobre a escola, a família a rua e a cidade onde moram. Guarapari: Editora EXLibris, 2007.

REALE, Giovanni; ANTISERI, Dário. História da Filosofia: Antiguidade e Idade Média.São Paulo: Paulinas, 1990.

ORSI, Maria Julia Junqueira Scicchitano; YAEGASHI, Solange Franci Raimundo. Constituição e Organização da Família Atual e suas Repercussões na Aprendizagem. Seminário de Pesquisa do PPE 2001/SSN 1415 728X PG. 405/414.

Por Sirlene Aliane

sirlenealiane@yahoo.com.br