«

»

jul 18

Entrevista com o seminarista Pablo

001

Pablo Vinícius Reis Moreira é seminarista do Seminário Redentorista Santo Afonso em Aparecida (SP), onde ingressou em janeiro de 2013. Natural de Dores de Campos, filho de Viviane Antônia Reis Moreira e Eduardo José Moreira, ele nos conta um pouco sobre sua escolha e também como é a vida dentro do seminário.

PASCOM – Desde cedo você participa da sua comunidade, conte-nos um pouco do seu caminho até aqui?

PABLO – Tudo é dom, tudo é graça. Durante boa parte da minha infância e adolescência eu participei na minha comunidade como auxiliar de sacristão, coroinha e depois de um tempo acólito e fui percebendo que  o ardor vocacional falou mais forte dentro de mim. O período que ajudei em minha comunidade, foi de fato um tempo de descobrimento de minha vocação, como está sendo até hoje nesta caminhada até aqui. Só tenho a agradecer a Deus pela intercessão da Senhora das Dores, por tudo que construí lá trás e que hoje na minha caminhada está me gerando frutos.

PASCOM – Quando você percebeu o Chamado de Deus para entrar no seminário?

PABLO –  “Antes que tu nascesseste conhecia e te consagrei”. O Chamado de Deus de fato é um traço extraordinário em nossas vidas e foi assim que percebi este chamado em minha vida para o ministério sacerdotal. Percebi com mais ardor e intensidade através da minha comunidade, servindo como coroinha, acólito, convivendo com meu pároco, atuando em movimentos da paróquia, em conversas com um leigo atuante, através da família que é o berço das vocações e também através dos meios de comunicação e redes sociais, tudo isso contribuiu para que eu percebesse este chamado à vida. Foi neste período que mesmo no meio do povo, disse SIM ao Chamado de Deus, fazendo com que eu ingressasse no seminário para cumprir e dar continuidade a mais essa etapa da minha vida.

PASCOM – O que te fez optar para no futuro se tornar um Padre Redentorista e não um Padre Diocesano?

PABLO – Ouvindo e refletindo as pregações do Pe. Paulo nas missas, na rádio e em encontros, com sua insistência pelas vocações em nossa cidade, que este ardor vocacional falou mais forte dentro de mim. E durante esta fase em minha vida, onde ainda estava ajudando em minha paróquia, aos poucos fui descobrindo a minha vocação e havia uma forte aptidão em servir como sacerdote no futuro em uma comunidade paroquial. Assim, eu estudaria em seminários da diocese de São João Del Rei, a qual eu pertencia e ficaria pertinho da minha terra natal.

Mas em uma viagem a cidade de Aparecida (SP), onde se encontra o Santuário Nacional de N. Sra Aparecida, que este rumo se deu por outros caminhos, quando conheci pessoalmente o Santuário Nacional e mais tarde a TV Aparecida, a Radio Aparecida e o portal A12.com. Interessei-me também pelo trabalho dos Missionários Redentoristas, ao estudá-los mais um pouco vi neles um grande carisma ardoroso e uma espiritualidade redentorista que me chamou muita atenção. Um fato que também me chamou a atenção é que os Padres Redentoristas são padres religiosos e por isso não tem paróquia fixa, muitos deles estão presentes em santuários e também no mundo, cada dia estão em um lugar propagando a palavra de Deus, por isso, no futuro se Deus quiser, pretendo ser um Missionário Redentorista para “Anunciar a Boa nova a todas as nações”.

PASCOM – Algum Padre te incentivou a decidir seguir este caminho religioso?

PABLO – Sim, o Pe. Paulo Marcelo que foi o meu grande incentivador. Através de suas pregações nas missas, na radio e em encontros, sempre insistia para que surgissem santas vocações religiosas em nossa paróquia. Tenho muito a agradecer ao Padre Paulo, pois foi através dele pela sua persistência e força de vontade em lançar sementes para surgirem santas vocações, que estou aqui neste caminho tão ardoroso.

PASCOM – Conte-nos como é a vida no Seminário Redentorista Santo Afonso em Aparecida (SP)?

PABLO – A vida de seminário não é fácil, nós seminaristas do Seminário Redentorista Santo Afonso temos que nos adequar em uma rotina muito corrida.

De segunda a sexta-feira o nosso dia começa bem cedinho, às 5:30h nós acordamos, nos arrumamos e às 6h temos a Santa Missa em nossa capela. Às 6:30h tomamos o nosso café e logo após partimos para escola, onde ficamos estudando até as 12:45h. Às 13h almoçamos, sendo que toda terça, quarta e quinta voltamos para a escola de 14:40h às 17:25h. Na segunda-feira temos aulas quinzenais de filosofia para o 3ª Ano de 14h ás 16h e para o 2ª Ano de 16h às 18h. Na sexta-feira temos aulas dentro do seminário, aula de Psicóloga de 14:30h às 16h, aula de esporte de 16:30h às 18:00h e aula de música de 19:30h às 21:00h.

De segunda a sexta nós almoçamos ao meio dia e jantamos às 19:00h. Nós estudamos para provas e trabalhos da escola após o jantar, entre 19:30h e 22:10h. Nós rezamos todas as noites antes de dormir, sendo que na segunda, terça e quinta rezamos  na capela às 22:15h, já na quarta-feira rezamos com o nosso grupo de quarto e na sexta, sábado e domingo fazemos a oração pessoal. O nosso repouso é após a oração por volta das 22:45h.

Já o final de semana é mais tranquilo. No sábado acordamos às 7h, tomamos o café e às 8h rezamos o terço à Nossa Senhora. De 8:30h às 10:30h temos aula de formação com o diretor do seminário Pe. Anísio e Ir. Maciel, estudando a bíblia e a espiritualidade dos redentoristas. Entre 10:30h e 12:00h, nós fazemos limpeza dos nossos quartos e organização pessoal. Logo após nós almoçamos e de 13:30h às 14h nós fazemos o nosso momento de lazer na sala de jogos. De 14h às 18h estudamos e descansamos e às 18h é o jantar.

No domingo acordamos às 6:30h, tomamos café e vamos para o Santuário Nacional, onde ficamos de 7h às 11:30h na pastoral. No santuário trabalhamos na acolhida, na sala vocacional, na sala de confissões e na sala das promessas. Almoçamos ao meio dia e a tarde é dedicada ao estudo e ao descanso. Às 18h nós participamos da missa no santuário ou em outras igrejas de aparecida. Jantamos às 19h.

A rotina é um pouco cansativa, mas vale a pena.

PASCOM – Quantos anos faltam e quais as etapas você tem pela frente até se ordenar padre?

PABLO – O tempo para a formação de jovens que ingressaram no seminário desde o Ensino Médio até se ordenarem padres é de 12 anos de estudos. Pode ingressar em um seminário Redentorista o jovem de 15 a 30 anos de idade.

Tenho 11 anos de estudos pela frente, as etapas dão inicio quando o seminarista está cursando o Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª Ano). Eu e mais cinco seminaristas estudamos o ensino Médio na USEFAZ, escola em Guaratinguetá, município vizinho de Aparecida (eu e outros três estamos no 2ª Ano e outros dois no 3ª Ano do Ensino Médio). Ao formar o Ensino Médio em Aparecida nós iremos morar um ano em Santa Bárbara do Oeste (SP) no Seminário Propedêutico estudando para prestar vestibular. Ao passar no vestibular, ficaremos três anos estudando Filosofia na PUC de Campinas (SP). Ao formar em filosofia, iremos para Tietê (SP) fazer por um ano o noviciado, que é uma preparação para a Profissão Religiosa. Após a Profissão Religiosa, estudaremos quatro anos no INTESP em São Paulo (Capital). Ao sermos ordenados diáconos e padres, seremos enviados pelo Governo Provincial de São Paulo a um trabalho pastoral.

PASCOM – Qual mensagem você deixa para os internautas que acompanham o nosso site.

PABLO – Olá Gente Boa, peço a todos que orem pela nossa Santa Igreja, pelo nosso Papa, pelos nossos cardeais, bispos, diáconos, padres e seminaristas, para que cada um deles corresponda a este chamado que Deus os fez ainda no ventre de nossas mães. Peço que orem por mim e pelos meus irmãos de seminário, que mesmo sendo indignos, abraçamos esta vida de fé e coragem para anunciar a boa nova neste mundo marcado pela falta de interesse pelas coisas de Deus. E por fim conto com todos vocês, pois: “Unidos de coração, na oração, na doutrina, na partilha dos bens e na fração do pão, nós seremos perseverantes e fiéis” (At. 2,42). Peço novamente que rezem por mim e pelas vocações, porque rezar sempre resolve, ainda dizia Santo Afonso Maria “Quem reza se salva, quem não reza se condena”.

PASCOM – Para finalizar, divulgue os contatos para os jovens que desejam ingressar no Seminário Santo Afonso e se tornarem Missionários Redentoristas.

PABLO – Se você sente o chamado para anunciar o Evangelho aos mais pobres e abandonados siga os passos do Redentor e torne-se um MISSIONÁRIO REDENTORISTA sendo PADRE ou IRMÃO. Venha nos conhecer melhor!

Escreva para: SECRETARIADO VOCACIONAL REDENTORISTA
Caixa Postal 51- Aparecida-SP – CEP: 12570-970
E-mail: vocat@redemptor.com.br
Acesse nosso site: www.a12.com/vocacional

Acompanhe também nossa vida no Seminário pelo facebook : www.facebook.com/seminariosantoafonso

Por Nairon Neri Silva

Dores de Campos, 18 de julho de 2013

PASCOM

3 menções

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>