set 18

Salve Regina, Mater misericordiae!

Os ipês floridos dos campos e ruas de nossa cidade já floriram como prenuncio da primavera, que não tarda, e do dia de Maria que está para chegar, nos reservando a certeza de  momentos felizes, que estão por vir. Tal como nos anos pretéritos os paroquianos obedecendo a um cerimonial, registrados nos calendários, começam a preparar seus corações com orações e reflexões, para a visita da ilustre Senhora. Ilustre sim, pois Dom Célio na homilia, quando da Missa do dia 15 que antecedeu a procissão, pelas ruas de nossa cidade, denunciou como sendo, a Mesma, Aquela que indica a nós, miseráveis, o caminho do coração de Jesus (miserere: sentir compaixão—cor: coração)!

A Lira Nossa Senhora das Dores em alvorada, no ofício de arauto, anuncia o belo dia Santo, que se inicia com um sol, atento, distribuindo seus raios para um dia que se fez quente em todos os momentos até se entregar a uma noite fresca e enluarada. Os festejos foram culminados por uma turba tremulando lenços brancos nas mãos, tal mar revolto, iluminada por uma noite que coruscava em diamantes multicores, sob o efeito de um belo espetáculo pirotécnico.

Vale ressaltar que os preparativos para o grande dia começaram no dia 01 dia até o dia 07 com Missas em várias localidades da cidade incitando os paroquianos nas reflexões das alegrias de Maria. No dia 07 os devotos da zona rural em desfile de carros de bois adentram pelas ruas da cidade oferecendo os produtos de suas colheitas, para serem leiloados. Dia 08 começa o Setenário das Dores de Maria, onde a cada dia um ilustre convidado empresta sua dialética em homilias belas e profundas, a saber: dia 08 – Pe. João Rodrigues de Paulo (Paróquia: Nossa Senhora do Rosário de Fátima/Barroso), dia 09 – Pe. Saulo José Alves (Paróquia: Nossa Senhora do Carmo/Conceição da Barra de Minas), dia 10 – Pe. Éder Sebastião dos Santos (Paróquia: Nossa Senhora da Penha de França/Resende Costa), dia 11 – Fernando Salomão Resende (Paróquia: Santo Antônio/Itutinga), 12 – Pe. Fábio Rômulo Reis (Paróquia: São José/ São João del Rei), dia 13 – Pe. Márcio César Ferreira (Paróquia: Sagrado Coração de Jesus/ Minduri), dia 14 – Pe. Dirceu de Oliveira Medeiros (Paróquia: Nossa Senhora da Conceição/ Prados).

E a Missa Festiva Celebrada pelo Bispo Dom Célio de oliveira Goulart e concelebrada por Pe. Dirceu de Oliveira Medeiros e pelo anfitrião Pe. Paulo Marcelo Daher Gomes Filho. A cada final de semana houve, também, barraquinhas com o intuito de angariar fundos para a Matriz.

Foi uma Festa muito bonita.

Parabéns a todos os envolvidos, principalmente ao Provedor Carlos Henrique Marques e sua equipe, que mais uma vez não pouparam esforços, extensivos, também, à Lira Nossa Senhora das Dores, Corporação Musical São Sebastião, coral Vozes dos Anjos, Coral NEC, Coro Paroquial e Ministério da Música.

Por João Bosco de Melo

16 de setembro de 2013