ago 08

Pastoral Familiar – Dores de Campos

pastoral_familiar_dcAo nos aproximarmos de mais um evento da “Semana Nacional da Família”, olhamos com grata satisfação pelo caminho que percorremos, desde a implantação da Pastoral Familiar em nossa paróquia. Lembramos das reuniões preparatórias, de desistências, mas principalmente de perseveranças dos agentes nos estudos e atividades conforme planejamento.

Ao longo de sete anos desde a implantação nosso objetivo, sempre, foi apoiar a família a partir da realidade em que se encontra, estabelecendo assim um relacionamento de credibilidade e confiança, oferecendo inicialmente atividades relacionadas aos “tempos fortes” da Igreja.

A Pastoral Familiar como uma pastoral abrangente, precisa estar estreitamente ligada às outras pastorais e movimentos, pois em qualquer momento que se identifiquem situações de desestruturação na família estaremos, sempre, disponíveis quando chamados.

Com freqüente planejamento de atividades e de maneira consistente buscamos oferecer às famílias, tanto as já constituídas como as vindouras, uma estrutura de apoio em todas as fases de sua existência.

Entre algumas das atividades da Pastoral Familiar, estão os encontros com jovens, encontro com famílias de jovens, Via Sacra da Campanha da Fraternidade, encontro de namorados, preparação para o sacramento do matrimônio (noivos), adoração ao Santíssimo Sacramento, estudo bíblico, estudo dos documentos da igreja, celebração do dia dos avós, dia das mães, dia dos pais, dia do nascituro na semana nacional da vida com benção para as gestantes, Corpus Christi, novena de natal, retiro espiritual, casamento comunitário, encontros de casais em segunda união estável, orações de apoio em velórios, visitas de acompanhamento na relação entre o casal e filhos, apoio em situações envolvendo dependência química, e de maneira muito carinhosa a Promoção da Missa da Família, envolvendo famílias inteiras em toda a liturgia da missa, com distribuição de flores e livros de autoajuda, para os casais aniversariam suas uniões, quando do casamento.

Também, ao longo de quatro anos temos promovido a Semana Nacional da Família, inicialmente, nos bairros da cidade, onde tivemos boa participação das famílias locais. Desde o inicio fizemos um convite para que outras pastorais e movimentos pudessem participar conosco dessa tão importante atividade.

Este ano, no entanto, com imenso incentivo de nosso Bispo Diocesano Dom Célio de Oliveira Goulart, tivemos nossas forças renovadas para os trabalhos da Pastoral Familiar. Desta forma, articulamos uma Semana da Família, elaborada junto a outras pastorais e movimentos da paróquia tendo o apoio do nosso pároco: Padre Paulo Marcelo Dayer Gomes Filho. Nesta semana estaremos envolvendo toda a comunidade, representada nas suas entidades de comércio, indústria, escolas, área de segurança, e a área governamental.

Entendemos que esta ação conjunta, contribui e muito para a importância fundamental da unidade e valorização da família, com o propósito de promover a inclusão, resgatar valores e a dignidade de cada pessoa, fortalecendo assim o conceito de igreja doméstica.

Por fim, louvamos a Deus por termos a oportunidade de proporcionar à comunidade dorense, nossa contribuição como membros a serviço do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Abraço a todos.

Wellington e Vilmara – Coordenadores