jun 15

Coroação a Santo Antônio

01Ontem, precisamente, dia 13 de junho do corrente ano, realizou-se na Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores a Missa em homenagem a Santo Antônio, considerado o santo mais popular da Igreja Católica. Vale ressaltar, a título de conhecimento, que tal santo era de origem portuguesa e família abastada, que seguindo os passos de São Francisco de Assis renunciou a tudo para ir ao encontro, e através de um conhecimento profundo da Boa Nova de Cristo, difundi-la, verdadeiramente, na sua essência, contrariando em muito a conveniência estipuladas da época. Vale ressaltar que seu nome de batismo era Fernando e que teve uma vida breve (36 anos), porém bastante proveitosa.

Vale, também, ressaltar que tal Missa foi compartilhada com o Movimento Jovem de Emaus, que em sua essência procuram resgatar jovens, para que os mesmos possam trilhar o caminho do bem, tanto que tal movimento teve início, através de um sacerdote francês Abbé Pierre, quando ao acolher em sua casa um assassino disse-lhe: Não tenho nada para lhe oferecer, nessa noite, mas poderíamos juntos, construir casas para pessoas, iguais a você, sem teto, que se encontram perdidas. As leituras e o cerimonial das oferendas ficaram a cargos desses.

Mas o momento forte da santa Missa ocorreu durante a homilia, quando ocorreu o batizado do menino Vítor Gabriel. A esse momento Pe. Paulo, de forma inspiradíssima, foi pontilhando a contextualização do Evangelho de São Marcos (4, 26 – 34) na inserção de mais um novo Cristão Católico nos campos de Deus.

Ao final da cerimônia houve coroação a Santo Antônio por meninos em trajes condizentes ao homenageado e benção dos pãezinhos.

Em tempo há que se parabenizar a Sra. Nilma Helena Marques Silva, que de forma competente e de boa vontade vem perenizando essa pratica religiosa em nossa paróquia, através das coroações condizentes ao tempo litúrgico. Que Deus a proteja, sempre, Nilma!

Por João Bosco de Melo

Dores de Campos, 14 de junho de 2015.