ago 12

Relicário de São Vicente de Paulo em Dores de Campos

01Ontem, mais precisamente dia 10 de agosto do corrente ano, os fiéis devotos Vicentinos Dorenses puderam venerar na Matriz Nossa Senhora das Dores, a relíquia de São Vicente de Paulo (pequeno fragmento do tecido de sua batina) encerrado em uma pequena medalha, com a intenção de se fazer memória a esse Santo que viveu sua vida com o propósito de promover os miseráveis a uma situação digna. Durante vários horários foram rezados o Santo Rosário pelas diversas conferências que compõem o Conselho Particular da Sociedade de São Vicente de Paulo e pelos demais devotos da paróquia. Tal relicário ficará na paróquia até a tarde do dia 12, portanto, quarta-feira, quando o mesmo visitará outra cidade que compõe o Conselho Metropolitano da SSVP.

Em tempo vale ressaltar, que São Vicente após sua vida dedicada, totalmente, à promoção dos pobres, sob o estandarte da caridade, veio a falecer em 27 de setembro de 1660 sendo sepultado na capela-mãe da Igreja de São Lázaro, em Paris. Foi canonizado pelo Papa Clemente XII em 16 de junho de 1737. Ao ser beatificado em 1720 reconheceu, após aberto seu caixão que o seu corpo se conservava intacto, então o mesmo foi transferido para uma urna de prata. Durante a Revolução Francesa, quando os Padres foram expulsos dos conventos a urna foi confiscada, porém seu corpo foi escondido no porão da casa de um alto funcionário da Congregação e ali ficou até 1806, até passada a agitação revolucionária. A partir de então seu corpo, totalmente intacto pela ação do tempo, é venerados por milhares de devotos.

São Vicente de Paulo rogai a Jesus, por todos nós!

Oração da Família Vicentina

Senhor Jesus, Tu que te fizeste pobre, faze que tenhamos os olhos e o coração voltados para os pobres e que possamos reconhecer-Te neles; em sua sede, em sua fome, em sua solidão e em sua dor.

Suscita em nossa Família Vicentina a unidade, a simplicidade, a humildade e a chama de caridade que inflamou o coração de São Vicente de Paulo.

Dá-nos a força para que, fiéis à prática dessas virtudes, possamos contemplar-Te e servir-Te na pessoa dos pobres e um dia unirmo-nos a Ti e a eles no teu reino.
Amém!

Por João Bosco de Melo – PASCOM