nov 04

Finados – Dia de Todos os Mortos

001

Todos nós, devido a cronologia do tempo, estamos condenados a um fim, aqui na Terra, porém mediante à nossa Fé temos a certeza que a morte não é o fim, mas o início de uma vida mais plena. Então para celebramos a memória dos nossos entes queridos, a Igreja Católica, através do calendário religioso fez do dia 02 de novembro um dia de visitações aos mortos, quando em tal data levamos ramos de flores, na intenção de presentear e realçar os resquícios da saudade que continua latente em nós. Se observarmos o Salmo 102, constataremos que as flores são comparadas á brevidade de nossas vidas, quando no mesmo é asseverado: Os dias do homem são semelhantes à erva, ele floresce como a flor dos campos, apenas sopra o vento já não existe e nem se conhece mais o seu lugar.

003

Vale ressaltar que a prática da visitação aos mortos é oriunda do século II, porém foi a partir do século XIII que o dia 02 de novembro passou a se configurar no calendário da Igreja Católica. Em tempo vale registrar que tal data não configura nos calendários das Igrejas Evangélicas, pois as mesmas não acreditam na existência do purgatório e não cultivam o hábito de orar pelos falecidos.

Aqui em Dores foi celebrada às 08:00 horas uma Missa defronte ao Cemitério, quando na ocasião Pe. Paulo Marcelo, de forma profícua, pontilha a Ressurreição do Cordeiro Imolado, Jesus Cristo, na perspectiva de mostrar a todos que a morte não é o fim, mas o início de uma nova vida, totalmente transfigurada pela força de nossa Fé. Valendo ressaltar que durante a missa e no resto do dia houve um transito intenso de pessoas carregando consigo ramalhetes de flores na intenção de prestar memória a seus entes queridos.

005Senhor Jesus, cuida de nossos entes querido dando-lhe luz e paz. Amém!

Por João Bosco de Melo – PASCOM

Dores de Campos, 02 de novembro de 2015