dez 01

Diretrizes Diocesanas de Pastoral sobre os Sacramentos

001Aconteceu hoje, mais precisamente 28 de novembro, do corrente ano, na dependência do Salão Irmão Sol em São João del Rei uma Reunião Ampliada na pretensa de discutir ações que formatarão as diretrizes na busca de uma Igreja mais participativa, principalmente no que tange à espiritualidade em meio aos novos desafios, sem perder porém o embrião da verdadeira Fé condicionada a Jesus. Logo de início Dom Célio de Oliveira Goulart, acolheu a todos na condução da Oração para tal reunião. Pe. Alissom Sacramento (Paróquia N. S. do Pilar) celebrou a palavra At 8,26-40, quando a mesma contextualizava toda a intenção do evento, que seria a conscientização dos 07 Sacramentos: Batismo, Confirmação ou Crisma, Eucaristia, Reconciliação ou Penitência, Unção dos Enfermos, Ordem e Matrimônio. Para tanto logo após explanações explicativas sobre o evento efetuadas por Pe. José Bittar (Paróquia Sr. Bom Jesus de Matozinhos) e Pe. José Nacif Nicolau (Assessor Canônico) a assembléia foi dividida em grupos na intenção de formular emendas, cortes e apreciar os textos ali distribuídos, na formulação de um Documento Diocesano que deverá ser distribuído em todas as paróquias, para que as mesmas tenham unidades e padronizações nas celebrações dos temas ali discutidos. Ao final verificou com unanimidade que, somente, a formação contínua fará com que cada um busque em si a persona de Jesus fazendo com que a mesma seja objetivada em cada movimento, em cada pastoral. Ao final Dom Célio agradeceu a todos e agendou para o dia 27 de fevereiro de 2016 uma reunião ampliada para que seja aprovado e formatado o documento referente as supracitadas diretrizes.

Por João Bosco de Melo

Dores de Campos, 28 de novembro de 2015