dez 08

Primeiro Encontro de Adolescentes com Cristo – EAC

No último final de semana, mais precisamente nos dias 02 e 03 do mês de dezembro, através de um pedido do Pe. Paulo Marcelo Daher Gomes Filho aos 05 casais dirigentes do ECC (Encontro de Casais com Cristo), aconteceu o Primeiro EAC (Encontro de Adolescentes com Cristo) e a inserção desse Movimento na Paróquia de Nossa Senhora das Dores, na pretensa de se ter um Encontro pessoal com Jesus Cristo e de formatar uma ponte entre eles e a Igreja, uma vez que o Papa Francisco consagrou o ano do laicato, iniciado este nas Solenidades de Cristo Rei e, também, obedecendo a intenção de Dom Célio de Oliveira Goulart, no que tange a refrigeração da Igreja, pela juventude.  Entre os muitos temas explanados, através das muitas palestras, vale destacar a proferida por Pe. Paulo Marcelo, totalmente Mariana: “Eis a Serva do Senhor. Faça em mim segundo Tua vontade”, quando na oportunidade ele discorreu, apaixonadamente, sobre a disciplina e obediência de Maria, ante a vontade do Pai, além da disposição desta, ao serviço. Terminado os objetivos pretendidos no Encontro, todos rumaram das dependências da Escola Estadual Duque de Caxias à Matriz Nossa Senhora das Dores, para a Missa Festiva. Assim que o relógio marcou 19:00 horas a nave da matriz foi invadida por uma turba de jovens dançando, ostentando bandeiras, cantando “Facho de Luz” e espalhando a alegria a todos, que de emocionados recordavam a juventude pretérita. Durante a homilia Pe. Paulo Marcelo expôs, com muita competência, as armadilhas e o ambiente sórdido que o mundo oferece, através dos muitos descaminho das oportunidades vazias. E asseverou, que somente, através de um engajamento na Boa Nova de Cristo, pode-se enfrentar os obstáculos inerentes à caminhada humana. Na oportunidade discorreu sobre a coincidência desse 1º Encontro à Primeira Semana do Tempo do Advento, uma vez que ambos tem a pretensa de informar que algo novo está para chegar, pois a juventude contém em si os instrumentos e oportunidades para mudar esse mundo velho e viciado no imoral, na corrupção. Foi um encontro belíssimo, quando se pôde constatar toda a vivacidade , todo o movimento de uma Igreja, que muitos insistem em torná-la asmática, fechada.

Ao final Pe. Paulo Marcelo no alto de seus 50 anos e mais alguns se misturou à toda turba de jovens para uma foto, que ficará para a posteridade, quando a Igreja de Dores de Campos se tornou, verdadeiramente jovem, muito jovem. Em tempo vale ressaltar que participaram desse encontro 40 jovens de Dores de Campos, 20 jovens do EAC Dom Bosco (Paróquia de São João Bosco – São João del Rei) e mais a mobilização de 85 voluntários de Dores de Campos na organização do evento.

Parabéns a todos os envolvidos! Que no ano vindouro, mais jovens se aderem a esse belo movimento: “Encontro de Adolecentes com Cristo – EAC.

Por Franciole Karine Ramalho e João Bosco de Melo (PASCOM)

Dores de Campos, 06 de dezembro de 2017