«

»

set 23

A festa da Padroeira

Houve um tempo, não muito distante em que a Festa de Nossa Senhora das Dores era representada com uma devoção mais expressiva, quando após um preparo , através de orações diárias e recolhimento de valores, através de leilões, os devotos de toda a Zona Rural, percorriam caminhos imensos em procissões ao encalço das Virgens Marias, residentes de suas comunidades, para se juntarem à padroeira no seu grande dia! Era lindo ver a chegada dos devotos com seus trajes “simples”, seus cabelos untados com brilhantina e com sorrisos a denunciar a alegria de estarem em companhia de suas santinhas. Porém pela manhã a acordar os passarinhos de seus ninhos a banda designada para a alvorada percorriam as principais ruas de nossa cidade a, tal qual um arauto, a anunciar o dia festivo da padroeira, aquela que nos protege de nossa lutas diária e dos impulsos de nós mesmos.

Hoje no dia maior de Nossa Senhora das Dores acontece a Consagração das crianças a Nossa Senhora, as missas e a linda procissão como de costume. Uma mudança importante implantada pelo então pároco de Dores de Campos, Padre Paulo Marcelo é o Setenário das Alegrias, pois o das Dores já acontece nas festividades da Semana Santa. Os sete dias do Setenário são abrilhantados pelos padres visitantes que nesse ano de 2018 foram responsáveis por homílias de cunho reflexivo que emocionaram os fieis que assistiam às missas, no interior da Matriz ou pelo Facebook, inovação que tem proporcionado aos enfermos e outros cristãos que não podem participar das cerimônias ou mesmo os dorenses que moram em outras partes do país e do mundo, uma participação ativa nas celebrações.  A fé na Virgem Maria é algo que transcende os muros do templo e está dentro dos corações dos fiéis católicos que já foram ungidos com grandes bênçãos da mãe de Deus e nossa.

Dores de Campos, 15 de setembro de 2018

Por João Bosco Melo e Sirlene Cristina Aliane – PASCOM

Fotos: Vinícius Teixeira – PASCOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>