out 16

Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil

Se formos rememorar a história da salvação constataremos os inúmeros sinais de Deus a nós, através de Maria. Se às vezes nãos os percebemos, com certeza, é devido às distrações inoportunas do mundo. Assim o foi em Lourdes (França), Guadalupe (Mexico), Fátima (Portugal), Međugorje (Bósnia e Herzegovina) e em tantas outras localidade e realidades do mundo, sempre com um intuito de alertar sobre os perigos e as injustiças que rondam os menos favorecido pela ganância dos poderosos e a apontar o melhor caminho a seguir. Aqui no Brasil tal sinal se Deus em um período que os seres humanos eram tratados como alimária, propiciado pela a injusta institucionalização da escravatura, a isso Maria mostrou-se negra em repúdio a esse procedimento. Se formos observar tem-se a impressão que, tal sinal, foi um fato isolado, pois, o mesmo, parecia ter a pretensão de não avexar uma família que estava prestes a receber a visita do conte de Assumar e para tanto não tinha peixes para o preparo de iguarias. Então os serviçais lançaram as redes no Rio Paraibuna e ao puxá-las constataram-se uma pequena imagem da Virgem Maria enegrecida e na sequência uma fartura incalculável de peixes. Caso tais serviçais não pescassem, com toda a certeza a vergonha de seus patrões ante o conde de Assumar seria descontados em seus lombos, já que os mesmos eram tratados como animais, devido à cor de suas peles.

Hoje após tantos anos dessa pequena imagem “negra” ter sido consagrada como Padroeira do Brasil, pelo consentimento do Papa Pio XI em 1930, logo após um congresso Mariano, pouca coisa mudou, pois mesmo através do repúdio à escravidão e através de tantas leis que consideram crimes a discriminação racial , tal prática continua mais forte, mais do que nunca, mesmo que veladas A isso vale ressaltar o discurso, atualíssimo, denominado “Invocação a Mariama” do Beato Dom Helder Câmara em 1981, por ocasião da Missa dos Quilombos:

__Mariama, Nossa Senhora, mãe de Cristo e Mãe dos homens! Mariama, Mãe dos homens de todas as raças, de todas as cores, de todos os cantos da Terra. Pede ao teu filho que esta festa não termine aqui, a marcha final vai ser linda de viver. Mas é importante, Mariama, que a Igreja de teu Filho não fique em palavras, não fique em aplausos. O importante é que a CNBB, a Conferência dos Bispos, embarque de cheio na causa dos negros. Como entrou de cheio na pastoral da terra e na pastoral dos índios.

Não basta pedir perdão pelos erros de ontem. É preciso acertar o passo de hoje sem ligar ao que disserem. Claro que dirão, Mariama, que é política, que é subversão, que é comunismo…
Isso é Evangelho de Cristo, tudo para todos.

Mariama, Mãe querida, problema de negro acaba se ligando com todos os grande problemas humanos. Com todos os absurdos contra a humanidade, com todas as injustiças e opressões. Mariama, que se acabe, mas se acabe mesmo a maldita fabricação de armas. O mundo precisa fabricar é Paz. Basta de injustiça! De uns sem saber o que fazer com tanta terra e milhões sem um palmo de terra onde morar Basta de alguns tendo de vomitar para poder comer mais e cinquenta milhões morrendo de fome num ano só… Basta de uns com empresas se derramando pelo mundo todo e milhões sem um canto onde ganhar o pão de cada dia. Mariama, Nossa Senhora, Mãe querida, nem precisa ir tão longe, como no teu hino. Nem precisa que os ricos saiam de mãos vazias e o pobres de mãos cheias. Nem pobre nem rico! Nada de escravo de hoje ser senhor de escravos amanhã. Basta de escravos! Um mundo sem senhores e sem escravos. Um mundo de irmãos. De irmãos não só de nome e de mentira. De irmãos de verdade, Mariama.

Vale ressaltar que Maria, apesar de tantos títulos, devidos a tantas práticas devocionais, conforme assevera  Pe. Paulo Marcelo, é única e é o caminho mais breve para chegarmos a Jesus Cristo, a Deus. Para tanto devemos policiar nossas atitudes, constantemente, pois Ela é o Sinal onipresente entre nós.

Nossa Senhora Aparecida. Rogai por nós, mesmo que não mereçamos!

Amém!

Por João Bosco de Melo – PASCOM