Dia 01 de setembro foi iniciado a Celebração da Eucaristia nos bairros, com o intuito de contemplar as alegrias de Maria enumeradas no Setenário.
Tema: 1ª Alegria de Maria – Anunciação e Encarnação
Como 1ª foi contemplado o anúncio do Anjo Gabriel à Maria, que daria a luz ao Filho de Deus. Prontamente Ela assentiu, sem questionar, se tornando o protótipo primeiro, o norte para sermos moldados pelas mãos de Deus, o grande oleiro, uma vez que somos barro. A Missa foi conduzida pelo Pe. Lisboa , onde o mesmo foi auxiliado nas leituras pela Renovação Carismática Católica-RCC.
Tema: 2ª Alegria de Maria – Visita de Maria a Isabel
Dia 02 de setembro, pudemos refletir com a Celebração da Eucaristia, presidida pelo Pe. Lisboa e auxiliado nas leituras pela Sociedade São Vicente de Paulo, a visita de Maria à sua parenta Isabel, com o intuito de auxiliá-la nos afazeres doméstico, uma vez que ela, por estar em idade avançada, estava em gravidez de risco.
Nota-se que Maria na sua tenra idade , não se amedrontou com os riscos de uma terra selvagem ao socorrer alguém que precisava dela, ela não titubeou em ser voluntária. Ela, apenas confiou no Jesus que carregava em seu ventre. Daí podemos constatar no Evangelho de São Lucas o belo canto Magnificat, que testemunha a sua importância no processo da Salvação.
Portanto, queridos paroquianos, tal qual Maria, não podemos vacilar, antes devemos ser ágeis ao socorrer nossos irmãos, apresentado-lhes um Cristo amorosamente Ressuscitado.
Imbuidos de uma amor maior, devemos abrir as portas de nosso coração, sempre, para a visita de Maria, Nossa única Senhora, nossa Mãe Peregrina.
Tema: 3ª Alegria de Maria – O nascimento de Jesus
Revivemos com Maria o momento de incomparável beleza e profundidade, onde ela permite florescer de suas entranhas o Salvador, há tanto proclamado nos livros do Velho Testamento, destituído de qualquer suntuosidade, num estábulo simples e humilde.
Pe. Paulo Marcelo comparou com extrema precisão o diálogo silencioso de Maria com Deus, ao retiro que fez nas proximidade da cidade de Ouro Preto e nos aconselhou que não devemos ter medo do som do silêncio, pois só assim acordaremos o que adormece em nós, para estabelecermos um diálogo sincero com Deus, sem amarras, sem máscaras.
Que possamos aprender com Maria o discernimento e a íntima conversa que mantinha com o Senhor através do silêncio de seu lindo coração de mãe, de Revivemos com Maria o momento de incomparável beleza e profundidade, onde ela permite florescer de suas entranhas o Salvador, há tanto proclamado nos livros do Velho Testamento, destituído de qualquer suntuosidade, num estábulo simples e humilde.
Tema: 4ª Alegria de Maria – A visita dos três reis magos
Dia 04 de setembro, saboreamos em uma belíssima celebração Eucarística, presidida pelo Pe. Paulo Marcelo e auxiliada nas leituras pelo Movimento da Mãe Rainha, a mista alegria de Maria que mesmo sabendo que o Deus menino nascerá em meio a tanta pobreza se transformou em júbilo celeste ao ouvir a angélica harmonia daquela noite, quando o brilho de uma estrela tocou e guiou os sábios três Reis Magos à manjedoura do Rei dos Reis.
Para tanto, irmãos paroquianos, supliquemos a Maria, que a graça contida nesta 4ª alegria nos alcance e nos torne sensíveis, para que possamos ouvir os angélicos louvores e a gozar os resplendores daquela Noite de Reis.
Tema: 5ª Alegria de Maria – O encontro com Jesus no templo
Dia 05 de setembro, pudemos refletir a alegria de Maria ao encontrar Jesus no templo e constatar a propriedade em que ele interpretava as escrituras, muito além do que os doutores da Lei o faziam. Ao observarmos a alegria de encontrá-lo bem, pudemos refletir o contraponto que observamos em nossa realidade perversa, quantas mães não têm esta felicidade, pois muitas os encontram, totalmente, perdidos, sucumbidos às drogas, ao álcool e à prostituição.
Pudemos ouvir a bela mensagem dita pela jovem Maria Clara, que denunciava que o amor de Maria é sutil e envolvente como o perfume das flores.
A Celebração foi proferida pelo Pe. Paulo Marcelo e as leituras pela Pastoral da Saúde e moradores do bairro.
Queridos paroquianos, que possamos aprender com Maria a virtude da perseverança, a humildade, e a entrega, total, ao carregar as cruzes das nossas vidas.
Tema: 6ª Alegria de Maria – O encontro de Maria com Jesus Ressuscitado
Dia 06 de setembro, numa linda celebração Eucarística proferida pelo Pe. Paulo e as leituras pelo Apostolado da Oração pudemos meditar profundamente um dos mais sublimes momentos em que Maria do silêncio com sua total confiança e entrega nas mãos do Senhor teve sua recompensa gloriosa ao encontrar Jesus-Deus Ressuscitado e Glorioso depois de tantos sofrimentos injustos, por nossas culpas.
Oh! Maria, obrigada pelo seu sofrimento e sua caminhada vitoriosa, que soube como ninguém esperar e confiar plenamente no menino que tu geraste que tanto nos tem a ensinar neste mundo endoidecido a não perdermos, de vista, nosso guia Jesus.
Tema: 7ª Alegria de Maria – Assunção de Maria ao céu
Encerramos nossa caminhada com Maria pelos bairros dorenses em uma linda celebração Eucarística proferida pelo Pe. Paulo Marcelo e as leituras pela Obra das Vocações Sacerdotais OVS e a Pastoral da Crisma. Voltamos nossos olhares e meditação à Maria Santíssima que como Jesus Cristo foi preservada de todo pecado, e como Ele, foi elevada ao céu diretamente, Ela não subiu ao céu por seu próprio poder. Só Jesus subiu ao céu pelo seu próprio poder. A Assunção de Nossa Senhora foi transmitida pela tradição escrita e oral da igreja, ela não se encontra na Sagrada Escritura.
Que fiquemos com o seguinte pensamento em nossos corações e, sempre, o levemos conosco: Jesus recebeu sua vida terrena das mãos de Maria Santíssima. Natural é que Ela receba a vida eterna das mãos de seu Divino Filho. Dessa forma, a Santíssima Mãe de Deus continua na glória eterna, o que já fora na terra: ” a Mãe de Deus e a Mãe dos homens”.
Ayla D.de Souza
Pascom
1 menção