«

»

nov 07

Festa de Nossa Senhora do Rosário

Quem está e já ultrapassou a faixa dos 50 anos, certamente se lembrará de Dona Sílvia Ferraz, esposa do Sr. Celestino Ferraz, a cantar nos ofícios da Santa Missa, na capela de Nossa Senhora do Rosário:

Oh! Mãe do Rosário

Rosas sois mimosas

Entre todas as flores

Sois a mais formosa!

Nós dorenses, sempre, fomos imbuídos da presença firme, simples e amorosas de Nossa Senhora. E nesse domingo, 30 de outubro do corrente ano, comemorou-se em missa festiva e em procissão, Nossa Senhora do Rosário, sabendo de antemão que no calendário religioso o seu dia é 07 de outubro.  Assim que os relógios marcaram 12:00 h já se ouvia o batuque africanos dos tambores em louvores a Nossa Senhora dos Pretos, aquela nossa Senhora que há séculos apareceu no mar africano em meio a alegria dos simples, para fazer-lhes companhia nas agruras a que se sujeitariam mais tarde, com a escravatura. Em companhia de Maria a alegria não esmoreceu, pois traziam e trazem a excelência de seu povo na coroação do Rei e Rainha e na imponência de sua guarda, dançando e cantando. É bom saber que as cores das fitas demonstradas nas indumentárias: branco e azul simbolizam as cores de Nossa Senhora e o verde e rosa significam o caminho de flores que ela irá passar. Se bem que na procissão a corte estava  atrás de Maria.

Na homilia o Pe. Paulo, não se ateve, ao tema da Missa festiva e nem tampouco nas leituras e ao Evangelho, mas expressou de forma concreta o repúdio aos que, de forma leviana, apontam os dedos para  denunciar os pecados dos outros, como forma de camuflarem os próprios, pois a isso se expressa a forma mais covarde de se auto-elogiarem (quando digo que o outro não presta, automaticamente estou dizendo que eu sou melhor). E também expressou a todos que, uma vez que somos partícipes das coisas da igreja, devemos ter o máximo de cuidado para não sermos objetos de escândalos, pois provocaremos o descrédito do movimento, ao qual pertencemos. E que devemos ser pessoas corretas, pois com certeza alguém estará se espelhando em nós, pois recorrendo ao grande compositor Gonzaguinha transcrevo: Nossas emoções são rastros das emoções das pessoas que passaram por nós…

Foi uma comemoração, bonita, simples tal qual o perfil de Maria, Nossa Mãe do Santo Rosário.

É bom Saber: As devoções afro-católicas estão, intimamente, ligadas aos Santos: Nossa Senhora do Rosário, Santa Ifigênia e São Benedito.

P/ João Bosco de Melo.

Dores de Campos, 31 de outubro de 2011

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>