«

»

mar 21

O papel da igreja no século XXI

 cartaz_cf2015

No jubileu de encerramento do Concílio Ecumênico Vaticano II a CNBB (Conselho Nacional dos Bispos do Brasil), propõe como tema da Campanha da Fraternidade 2015: “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e o lema: “Eu vim para Servir” (cf. Mc. 10, 45), pois é essencial a colaboração da igreja com a sociedade brasileira para o crescimento de uma nação justa e mais solidária. Ressaltando o cenário político e econômico brasileiro com um grande índice de desrespeito com os direitos do povo como um todo.

Desde o período colonial a igreja participa da história da sociedade brasileira, através do trabalho de catequização dos jesuítas aos índios e das classes menos abastadas financeiramente. A educação de índios e das famílias de baixa renda era atribuição dos jesuítas, pois naquela época não existiam escolas no Brasil e somente os filhos dos senhores abastados estudavam nos países da Europa, principalmente na cidade de Coimbra em Portugal. Nessa época prestavam assistência aos povos mais necessitados, prestando apoio financeiro. Somente no século XVI o Marquês de Pombal expulsou os jesuítas do Brasil, deixando uma grande lacuna na educação dos leigos brasileiros. O problema era somente de cunho político, pois ele temia o carisma dos jesuítas no país. Assim a educação brasileira perdeu sua primeira referência educacional. Assim durante muito tempo poucas mudanças estruturais aconteceram no Brasil e no mundo.

Na década de 60 o papa João XXIII iniciou o Concílio Vaticano II e terminou com papa Paulo I, esse movimento foi essencial para a maior interação entre igreja e sociedade, pois até essa época a missa era rezada em latim no Brasil e a maioria das pessoas não compreendia as pregações, somente os que sabiam o dialeto. Até esse momento a igreja era arcaica e se apegava aos rituais seculares que eram exercidos somente pelos padres. A partir dessa proposta os leigos são convidados a participar mais dos movimentos religiosos como pastorais, ministérios, grupos de oração, entre outros. Assim a igreja torna-se mais atuante e participa ativamente nas lutas contra a ditadura brasileira através de vários religiosos, entre eles Dom Hélder Câmara que foi um grande defensor da liberdade de expressão e dos direitos humanos dos presos políticos.

Na atualidade a igreja continua seu trabalho de evangelização tentando sensibilizar a sociedade quanto aos problemas sociais que assolam o mundo. A Campanha da Fraternidade proposta pela CNBB no ano de 2015 é diretamente ligada aos graves problemas de corrupção que assolam o Brasil, o escândalo da Petrobrás envolve funcionários públicos, empresários e políticos. Esse grupo de pessoas envolvido no escândalo deveria servir o povo como um todo e não está cumprindo seu papel, pois está lançando mão do dinheiro público. Assim os impostos pagos pelo povo que deveriam ser revertidos em obras públicas como hospitais, escolas, entre outras são desviados de seu destino. “O interesse bem compreendido é o zelo do homem em favor de seu país, a idéia de nação como bem primeiro do homem” (ALIANE, 2007, p.99)

O desvio de dinheiro público é algo que remonta a colonização brasileira, pois desde o início do povoamento do país a maioria dos brasileiros via no estado um meio de enriquecer-se e de resolver seus interesses pessoais. O bem comum do povo nunca foi visto como a verdadeira função do Estado Brasileiro. Esse pensamento se estende a alguns empresários que financiam as campanhas dos políticos, visando benefícios próprios e não investem em projetos sociais que beneficiariam a população como um todo. Muitos problemas sociais poderiam ser evitados se tais ações tornassem realidade, inclusive a violência que assola as cidades brasileiras. Os políticos e empresários brasileiros deveriam visar o bem da sociedade em detrimentos de seus benefícios pessoais. “Nunca se desenvolveu no Brasil a consciência do bem público, pelo fato de estarmos sempre, ao longo da história, sob o império do interesse particular” (VIANNA apud RODRÍGUEZ, 1997, p. 146).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALIANE, Sirlene Cristina Aliane. Limites e Valores. Guarapari-ES: Editora Ex-Libris, 2007.

RODRÍGUEZ, Ricardo Vélez. A Democracia Liberal Segundo Alexis de Tocqueville. São Paulo: Mandarim, 1988.

VIANNA, Oliveira. O papel modernizador do Estado Brasileiro. Londrina: Ed. Da UEL, 1997.

“A proposta de Jesus é que as pessoas cumpram sua missão aqui na terra, de maneira justa e solidária.”

Abração aos leitores!

 Por Sirlene Aliane

Contato: sirlenealiane@yahoo.com.br

1 menção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>