«

»

dez 20

Tempo do Advento 2016

Fonte da Imagem: Canção Nova

Fonte da Imagem: Canção Nova

Nesse domingo último, mais precisamente dia 27 de novembro do corrente ano, com a primeira de 04 velas acesa, teve início ao tempo do advento. A isso vale ressaltar, etimologicamente, que advento provém do latim adventus, que significa: chegada. Para nós Cristãos, tal expressão está intrinsecamente ligada àquele que vai chegar e acabar com o sofrimento e refrigerar a nossa alma com a esperança. E o que é Esperança? Se recorrermos, novamente à etimologia constataremos que ela significa: espera, a conclusão de algo muito desejável, além da mesma ser uma das três virtudes teologais, ao lado da Fé e da Caridade. A isso o profeta Isaias 9,2 já prenunciava__ ”O povo que andava nas trevas viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na terra de profunda escuridão resplandeceu a luz”. Então com o nascimento de Jesus Cristo o mundo conheceu e entendeu que, desde os primórdios dos tempos, se preparou para essa chegada, para essa epifania. E com a conclusão do nascimento e ascensão de Jesus a Igreja a cada ano rememora esse exercício, como prática de modelagem, da conduta humana. Então nesse périplo, que é uma viagem em círculos, vamo-nos modelando ao entendimento da Boa Nova e nos tornando melhores, pois ponderamos nossos acertos e nossas faltas. Não devemos, nunca, nos repetir a cada ano nos mesmos erros e, ainda, procurar pelos mesmos acertos. É imprescindível que tenhamos a intenção correta do progresso, pois a ele estamos atrelados, então, para tanto, não podemos ficar nessa conduta obtusa de nos perpetuar na mesma carga de erros, pois nosso caminhar se faz para frente. É essa a intenção desse Tempo Santo, esperar pelo que há de vir, com intenções nobres.

Em tempo vale ressaltar que a cor roxa tem o sentido de austeridade quanto ao nosso propósito, que é o de nos fazermos homens novos. Vale ressaltar, também, a figura da mulher emblemática, que na altura da fragilidade dos seus 14 ou 15 anos, soube desafiar o farisaísmo da época, sem temer o apedrejamento, que poderia advir do seu sim. Maria a mulher vestida de sol, que soube esperar tendo, apenas, sua fé como bússola, numa época violenta, quando o poder da vida e da morte estava atrelada aos caprichos dos grandes, tal como Pe, Paulo Marcelo assevera, nas entrelinhas de suas belas homilias. E nesse domingo ao homiliar Mt.24,37-44  ele nos indicou que temos que estar preparados e atentos, pois…dois homens estarão trabalhando no campo: um será levado e o outro será deixado,  Duas mulheres estarão moendo no moinho, uma será levada e a outra será deixada… A isso, também, não podemos nos esquecer de José um homem simples, porém sábio, que tal qual Maria teve, apenas, a fé como norte de sua conduta, de sua espera.

Então, queridos paroquianos, a esse périplo que revivemos todos os anos é necessário que façamos uma reflexão profunda e honesta, para que a partir daí tenhamos o discernimento do significado do advento, para que possamos, realmente ser merecedores da epifania de Jesus, na Noite Santa, quando o nosso maior presente será, se não um coração puro, pelo menos que seja um coração sincero, para que ao final de nossa jornada tenhamos nos tornado, como tão bem asseverou Nietzsche: o Super homem, aquele que supera a própria mediocridade humana, para se tornar a mola propulsora, para elevar o mundo ao estágio tão bem delineado por Deus e proclamado por Jesus Cristo.

Aproveitando o ensejo, nós, da PASCOM (Pastoral da Comunicação) queremos desejar, conjuntamente com Pe. Paulo Marcelo, à toda “Comunidade Paroquial Dorense” um Santo Natal e um Venturoso Ano Novo.

Por João Bosco de Melo – PASCOM

Dores de Campos, 29 de novembro de 2016

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>