«

»

jun 07

Tríduo e Solenidade de Corpus Christi

Solenidade do Tríduo

A partir do dia 28/05/2018 começou as solenidade da festa de Corpus Christi, através do Tríduo, quando na ocasião se pretendeu efetuar reflexões profundas, tendo os Evangelhos como norte para tal empreitada. Embasados nos Evangelhos Pe. Paulo Marcelo começou a pontilhar a direção espiritual e moral contidas nos mesmos. Na primeira noite ele descreve o impacto do jovem que nega abrir mão do muito que tem em favor dos menos favorecidos, mostrando que o caminho do reino do céu é feito de renuncias (Marcos 10, 17-27).

No segundo dia o Evangelho (Marcos 10,28-31) Jesus fala a Pedro quanto de sua escolha em segui-lo, mostrando as conseqüências desse sim, pois o mesmo implica o desapego da comodidade a favor da verdadeira comunidade.

No terceiro dia no Evangelho (Marcos 10, 32-45) Jesus preconiza o caminho de todos nós, através dos personagens Thiago e João, filho de Zebedeu, mostrando que o caminho do Céu se dá pelo sofrimento, pois no mesmo ocorre o processo de expurgação, para tornar todos os aspirantes limpos e merecedores. A isso vale lembra uma bela canção de Gilberto Gil, que assevera: Se eu quiser falar com Deus/ Tenho que aceitar a dor/ Tenho que comer o pão/ Que o diabo amassou/ Tenho que virar um cão/ Tenho que lamber o chão/ Dos palácios, dos castelos/ Suntuosos do meu sonho/ Tenho que me ver tristonho/ E apesar de um mal tamanho/ Alegrar meu coração…

Em todos os dias houve benção do Santíssimo, quando pelas mãos do Pe. Paulo Marcelo, O Mesmo percorreu a nave até o presbitério. Nesse pequeno caminhar, todos puderam tocá-lo, pela segunda vez, sendo que a primeira se deu pela comunhão de Seu Corpo Transubstanciado na Eucaristia.

Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue do Senhor

O dia de Corpus Christi é consagrado ao corpo e sangue de Cristo e é dia Santo de Guarda no mundo inteiro, diante da magnitude e preciosidade da entrega de Jesus Cristo à humanidade. Na sexta-feira da paixão Jesus Cristo morreu pelos homens em uma entrega plena de sua vida pela redenção de todos os cristãos; assim em todas as igrejas católicas de todo o planeta a cruz é destacada no altar simbolizando o amor de Deus por nós entregando seu filho único para o sacrifício e morte de cruz. A transubstanciação do corpo e sangue na hóstia é a memória viva da sublime comunhão do corpo e sangue de Cristo; diante desse mistério um padre italiano em Lanciano presenciou a prova dessa dádiva ao duvidar da presença de Cristo na comunhão e ver com os seus próprios olhos a transformação da hóstia em corpo e sangue humanos.

As mãos do padre são ungidas em sua ordenação para a consagração do corpo e sangue de Cristo na missa, sendo um instrumento de Deus para participar desse momento tão sublime e de apresentar o ostensório em momentos de adoração e procissões.  O pároco de Dores de Campos, o digníssimo Padre Paulo afirma constantemente a grande importância da procissão de Corpus Christi no calendário litúrgico da igreja, pois Jesus Cristo é levado pelo padre às ruas da cidade abençoando todo o povo que de maneira respeitosa retribui com a devoção, os enfeites nas ruas, nos alpendres e janelas das casas. O povo dorense de maneira particular tem um grande respeito pelas festividades católicas, preservando às tradições e devoção em sua maciça participação nas missas e procissões.

Padre Paulo comparava em uma das missas de Corpus Christi a questão da greve dos caminhoneiros e o pavor do povo brasileiro em ficar sem o pão de cada dia em sua mesa, atendendo às necessidades do corpo físico. No entanto o espírito deve ser nutrido pela Eucaristia que é fonte de vigor espiritual e revigora o corpo que fica blindado das investidas do maligno. Uma pessoa que não busca Deus fica a mercê de toda espécie de mal e fraca para viver em um mundo de tanta desigualdade e injustiça. A única maneira de se fortalecer espiritualmente é a busca de um Deus vivo que se encontra na comunhão do corpo e sangue de Jesus Cristo que morreu pela redenção de toda a humanidade.

Textos: João Bosco de Melo (Tríduo) e Sirlene Cristina Aliane (Corpus Christi) – PASCOM

Fotos: PASCOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>