«

»

set 15

Dom Célio, uma Ilustre Visita no Setenário das Dores de Maria Santíssima

 

 

Segunda-feira, mas precisamente dia 12 de setembro de 2011 às 19:00 h, na quadra do Dorense Clube, foi recebida a ilustre visita de Dom Célio, Bispo da Diocese de São João Del Rei, que juntamente com o pároco Pe. Paulo Marcelo concelebrou o Sacrifício da Santa Missa e, extensiva a essa, o Setenário das Dores de Nossa Senhora. Apesar da baixa temperatura a quadra estava repleta de fiéis, que atendendo ao shofar, do Pe. Paulo Marcelo, compareceram.  Dando início à celebração a palavra foi entronizada pelas mãos de representante dos profissionais liberais da paróquia.

Pe Paulo Marcelo sorridente pela constatação da turba ali presente fez a leitura do Evangelho de São Lucas 7, 1- 10, que ressalta a benevolência e humildade de um  oficial romano ante a consideração sincera por um dos seus subordinados. Os comentários ficaram a cargo de Dom Célio, que pontuou de forma extensiva e enfática, porém simples, a contextualização do mesmo nos dias de hoje, demonstrando que os eleitos de Deus são aqueles que com gestos concretos demonstram a atenção carinhosa pelo próximo, pois nisso se constata a máxima da Boa Nova: Amar o próximo como a Ti mesmo.

Ao observar a 5ª Dor de Maria – A morte de Jesus na Cruz – conceitua na simbiótica Trinitária, que foi o próprio Deus que se tornou o cordeiro imolado e que isso nos aproxima de um Jesus Cristo que já está estabelecido em nós pelo batismo, mas indevidamente se conserva dormente em nossos corações, pela banalização do dia a dia e, pela nossa distração a essa. Traçou, também, um paralelo inteligente, que devemos vicejar em nosso caminhar, em nossos percalços diários, o êxodo que nos propiciará na redenção de nossos pecados, na maturação de uma fé, verdadeira. Paradoxalmente afirmou embasadamente, que o sofrimento nos abre portas, para que possamos, ante uma fé adulta, vislumbrarmos a glória de uma vida eterna, pois a essa se mescla: VIDA (caminhar) X MORTE (sofrimento) X VIDA ETERNA (esperança).

Conforme informado no programa da Festa da Padroeira, a celebração da Santa Missa pôde contar com representantes da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e Toca de Assis, além da musicalidade do Coral NEC e Coro Paroquial. Antes da Benção final, os fiéis presentearam, carinhosamente, Dom Célio com uma placa e cantaram Parabéns a Você, devido a seu aniversário que ocorrerá no dia 14 do corrente mês. Recorrendo, mais uma vez ao pleonasmo, foi um momento único.

12 de setembro de 2011.

P/ João Bosco de Melo

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>