Devido ao 1º Viver Vicentino, ocorrido no dia 27 de setembro, o Conselho Particular São Vicente de Paulo, comemorou no último dia 04 de outubro do corrente ano comemorou o dia de São Vicente de Paulo, quando na ocasião ocorreu a celebração da Santa Missa e uma reunião festiva na dependência do Salão José Tarcísio do Conselho Particular de São Vicente de Paulo, tudo de maneira muito simples. Durante a homilia Pe. Paulo Marcelo atendo ao Evangelho Mc 10, 2-16 e à primeira leitura Gn 2,18-24 discorreu sobre a importância da Família no contexto social e como célula primeira, para a unificação de um único objetivo, a formação da Paz, pois essa começa no aconchego do lar. Durante a Liturgia Eucarística representantes das diversas conferências que compõe o Conselho Particular São Vicente levaram até o presbitério os paramentos, para compor a Ceia do Senhor. Na sequência, para exaltar a família, 04 casais foram convidados para a Fração do Pão, e a comungar sob as duas espécies, a saber: Sr. Hely e sua esposa Glaydes, Sr. Cloves, sua esposa Laila e pequeno Vitor, Sr. Valério e sua esposa Jane e Sr. Júlio César e sua esposa Luciana.
Terminada a Celebração houve a procissão, composta de fiéis, no sentido do Salão da SSVP tendo no alto do andor a imagem de São Vicente de Paulo. Antes de ser destronado do andor, já nas imediações, do mencionado salão, todos cantaram seu hino… Glória e louvor ao ínclito Vicente, Oh meu bom Pai e Santo protetor, Sois na Igreja um sol resplandecente, Louvar-vos-ei alegre e com fervor. Ao nosso Deus glória e louvor Eternamente! Ao Deus de São Vicente… executado pela Lira Nossa Senhora das Dores.
Iniciado a Reunião Festiva o confrade Raimundo, presidente do Conselho Particular, ciceroniou a todos com a simplicidade e simpatia que lhes são inerentes. Em seguida o confrade Carlos Magno Malta leu o Evangelho e discorreu-o em uma reflexão magnífica, asseverando que em todas as relações humanas, quer seja em família, ou em movimentos e pastorais o olhar-se mutuamente é de suma importância. E discorreu, também, que por trás do ideal de São Vicente de Paulo houve uma família exemplar.
Tudo isso nos leva a pensar e admirar a beleza de nossa Igreja Católica Romana e a procurar a seguir os exemplos de seus pilares, principalmente o pilar São Vicente de Paulo, que soube criar uma corrente de Caridade, através de seu discípulo Antônio Frederico Ozanam e esse, através dos muitos confrades e consócias, na formatação da máxima de Jesus Cristo: Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância.
Amém!
Pelo confrade: João Bosco de Melo
Dores de Campos, 06 de outubro de 2015