Nesse fim de semana, mais precisamente dia 07 e 08 do corrente mês, na Casa de Pastoral São Tiago aconteceu a reunião anual para avaliação e escolha do novo Coordenador Diocesano da Pastoral da Criança, para os próximos 02 anos. Os trabalhos foram abertos pelo diácono permanente Ademir Diácono que norteado pela leitura de Jonas cap. 1º com o propósito de mostrar a todos que Deus não abandona ninguém, mediante a uma escolha, pelo contrário Ele o capacita. Em seguida foram debatidos vários assuntos pertinentes aos trabalhos que vem sendo realizado pela Pastoral e elucidadas dúvidas, quando da última auditoria, a nível diocesano, realizada por Bruno Sutério do Carmo de Oliveira, Departamento Financeiro da Pastoral da Criança, Nível Nacional, quando do laudo expedido pelo mesmo constatou-se que todos os trabalhos foram efetuados em obediência ao regulamento da supracitada Pastoral.
À tarde foi realizada uma “excelente” palestra sobre “Aleitamento Materno” conduzida pela enfermeira e professora universitária: Suzana Vale Rodrigues, que de maneira simples, porém profícua, expôs todas as nuances, bem como os mitos e verdades, que envolve essa prática “tão salutar” para a vida dos recém nascidos. Dando sequência Pe. Geraldo Magela da Silva, Assessor Espiritual da Pastoral da Criança, parabenizou Marta Maristela, Coordenadora Diocesana da Pastoral da Criança, pelos trabalhos até então prestados e de forma assertiva asseverou que os trabalhos realizados por tal pastoral, não pode ser equiparada aos trabalhos de uma ONG, antes sim, deve ser equiparado a obediência à Boa Nova preconizada por Jesus Cristo: Eu vim para que todos tenham vida e que a tenham em abundância – pois, através dessa máxima pode-se construir um caminho para se chegar ao Pai, com ações solidárias e evangelizadoras. Em seguida a Coordenadora da Regional: Maria Imaculada, expôs todas as responsabilidades que envolvem o “Sim” ao cargo de Coordenadora Diocesana. Consoante à sua fala foram escolhidas para concorrerem ao cargo 04 líderes, a saber: Jandira, Neuza, Maria da Trindade (Tuca) e Marta Maristela. Após a votação pode-se conhecer a nova coordenadora, a saber: Jandira (16 votos), Neuza (15 votos), Matia da Tindade – Tuca (13 votos ) e Marta Maristela (04 votos), sendo essa última aclamada como suplente.
Ás 19 horas aconteceu na Capela, da supracitada Casa de Oração, o oficio da Santa Missa, presidida por Dom Célio Goulart de Oliveira, bispo diocesano, que de maneira simples e piedosa exaltou a excelência da gratuidade dos gestos da viúva de Serepta e da pobre viúva no templo, que deram tudo o que elas tinham sem titubear, traçando com essa duas passagens bíblicas, um paralelo do trabalho de doação dos líderes da Pastoral da Criança. Ao final do ofício Dom Célio ratificou Jandira Cerqueira como Coordenadora, sendo Neuza e Maria da trindade (Tuca) como equipe de apoio.
Foi um encontro bastante prazeroso e proveitoso, quando todos puderam trocar experiências e reforçar o propósito dessa obra que tenta com gestos simples acabar com a mortalidade infantil, propiciando através de gestos concretos “vida em abundância”.
Por João Bosco de Melo
Dores de Campos, 08 de novembro de 2015