maio 19

Nossa Senhora de Fátima

Aos treze de maio do ano de 1917 na cova da Iria eis que no céu aparece a Virgem Maria, resplandecente como a luz do sol, por sobre uma pequena azinheira a tornar portadores, de mensagens redentoras, três pastorinhos: Lúcia, Jacinta e Francisco. Era um tempo em que o mundo se debatia nos flagelos provocados pela 1ª Grande Guerra e a derrocada da autocracia na União Soviética por Vladimir Lênin disseminava no mundo ideias revolucionárias em prol de um comunismo pagão. Eis que na providência de denunciar ao mundo os erros cometidos e apontar um caminho, através de uma nova consciência Maria Santíssima aparece nos arredores da freguesia de Fátima, em um terreno, pertencente aos pais de Lúcia, denominado Cova da Iria, com a singela mensagem, porém eficaz, que o mundo deveria se consagrar ao Seu Imaculado Coração, através da reza do Santo Rosário.  Em fase de tal sobrenaturalidade presenciada, os três pastorinhos não se contiveram e espalharam o acontecimento na pequena aldeia de pastores, avançando para todo o mundo Cristão. Precavida, a Igreja, num primeiro momento, se mostrou incrédula ante tal notícia, porém aos poucos começa a dar crédito aos fatos presenciados e contados pelos três pastorinhos, devido à profundidade e seriedade das mensagens enviadas por aquela Bela Mulher, que em momento algum foi denominada como sendo a Virgem Maria. Sabedor das mensagens enviadas, através daquela Bela e Reluzente Mulher o mundo foi se compadecendo da veracidade dos fatos contados por aquelas três crianças e começa a acreditar. Porém o mundo não se regenerou ante os pedidos e uma 2ª Grande Guerra é deflagrada, o comunismo avançou, o abuso de poder e a incapacidade de liderar continuam a massacrar cada vez os liderados tornando vasta a pobreza, a fome e a miséria, ante uma minoria de privilegiados. Porém a pequena chama que ardia nos coraçõezinhos daqueles três pastorinhos há 100 anos disseminada por aquela Bela Mulher, naquela distante e esquecida Cova da Iria, continua a arder nos muitos corações dorenses, que através da prática devocional faz-nos  recitar o Santo Rosário, a coroar a Sua grandeza, a Lhe acompanhar em procissão pelas ruelas do Bairro do Catete e a fazer do mês de maio, o mês da Virgem Senhora de Fátima e de todos codinomes dados, quando de suas muitas manifestações. É necessário ressaltar que Maria foi e será a mulher emblemática e incompreendida, que será contestada por uma minoria obtusa, porém venerada e aclamada por muitos, como a Mulher vestida de sol, que sempre pisará na cabeça de todos os dragões que insistem em nos confundir e distrair; e que sempre nos dará o milagre, concedido por seu Filho Jesus, de um sol abrasador a secar a lama de todos os nossos pecados, tal qual o acontecido há 100 anos, na Cova da Iria.

Por João Bosco de Melo

Dores de Campos, 14 de maio de 2017