No primeiro domingo de agosto do dia 5 ao dia 12, se iniciou em Dores de Campos a Semana da Família, organizada pela Pastoral Familiar. Acontece nacionalmente a Semana da Família em todas as paróquias do Brasil.
Os sete dias foram de completas reflexões sobre a vivência familiar, os desafios que se enfrenta nos dias atuais, a vivência do amor no matrimônio e na família, e a importância da espiritualidade e oração.
Em síntese, Deus nos fala em (Jo,2,1-11) sobre o primeiro milagre de Jesus em Caná na Galiléia, onde Ele, Sua Mãe e os discípulos foram convidados para um casamento. E na falta do vinho, Maria diz “Eles não tem mais vinho” e Jesus lhe responde “Mulher, para que me dizes isso? A minha hora ainda não chegou”. Este início dos sinais Jesus realizou em Caná da Galiléia e então realiza o milagre da transformação da água em vinho e ali manifestou sua glória e seus discípulos creram nele.
Neste Evangelho meditamos quatro possibilidades: Jesus é o convidado, pois sendo ele apenas um convidado o matrimonio não avança. Ele deve ser o centro da família, o que permanece, o que entra e nunca mais sai. Maria é alegria, pois sendo ela a intercessora, traz alegria para muitos lares que confiam na sua bondade. Jesus é a luz, pois sendo Maria a alegria, ele torna-se luz para as famílias que o buscam. O vinho representa o amor, por mais feliz que esteja a família, mas se não tiver Jesus presente, ele acaba.
A palavra de Deus orienta nossa vida, a família que escolhe servir ao Senhor não está livre dos desafios, eles existem desde o começo do mundo. Às vezes esquecemos fácil da bondade de Deus e temos o hábito de buscá-lo apenas na dificuldade. Isso é um grande desafio. Devemos acreditar sempre que o Senhor é nosso único Deus e que a fé move montanhas! Tenhamos como exemplo Maria, um poço de doçura, amor e temor a Deus. Jesus nos diz que a família que não busca o amor do Pai fica perdida e nunca tranquila; e a obediência deve ser vivida por todos, principalmente pelos filhos para com seus pais. Jesus era assim, obediente.
Anunciar o Evangelho é a missão de todo cristão “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura” (Mc 1615). Anunciar o Evangelho na família é o primeiro passo. Rezemos ao Espírito Santo o dom do Conselho, para causar alegria, paz e harmonia no lar.
A Deus agradeçamos o dom da vida e da família. E pela ocorrência desta semana especial e importante para todos!
“A família vive sua espiritualidade própria, sendo ao mesmo tempo uma igreja doméstica e uma célula viva para transformar o mundo”
Por Marina – PASCOM
Fotos: PASCOM