A capela de Nossa Senhora do Rosário em Dores de Campos é um recanto simples de veneração da virgem; recentemente a igreja foi reformada pela comunidade paroquial, em especial a Irmandade do Rosário com muito carinho e entusiasmo. Os festejos da virgem foram precedidos pelo tríduo e o dia maior com grande homenagem a Senhora do Rosário.
No início do tríduo dedicado a Nossa Senhora do Rosário o pároco Padre Paulo Marcelo menciona o título de Nossa Senhora do Rosário com um dos títulos bonitos, simples e humildes e que retrata a vida simples de Maria em Nazaré. Nos primórdios os maiores devotos de Nossa Senhora do Rosário eram os povos das Senzalas, desprovidos de recursos financeiros, mas com amor e devoção inigualáveis à mãe de Deus. Tendo em vista esse amor pela Senhora do Rosário os escravos construíram várias igrejas dedicadas a virgem.
O pároco também cita Santa Catarina de Sena e São Domingos de Gusmão propagadores da devoção do terço a pedido da mãe. Nós cristão devemos nos ater à simplicidade de Maria e a devoção ao terço que é um dos instrumentos mais eficazes para combater às tentações no mundo contemporâneo e atravessar os difíceis obstáculos encontrados na caminhada existencial.
Viva Nossa Senhora do Rosário!
Dores de Campos, 22 de outubro de 2018
Por Sirlene Cristina Aliane – PASCOM
Fotos: Vinícius Teixeira – PASCOM