Em sintonia com a Jornada Mundial da Juventude que acontecerá entre os dias 23 e 28 de julho no Rio de Janeiro, foi promovido pela Pastoral Familiar, Ministério Extraordinário da Comunhão, Pastoral dos Jovens e Coral NEC um encontro de jovens em nossa paróquia no último Domingo, dia 14, com a presença de cerca de 240 jovens no ginásio do Dorense Clube. O principal objetivo do encontro era aproximar os jovens da Igreja e levar a eles a mensagem de que a Igreja não é formada somente por adultos, mas precisa também da importante participação deles.
Inicialmente os participantes foram acolhidos e realizaram o credenciamento do evento. O contato inicial foi feito pela Lidiane Oliveira em sua palestra sobre a Jornada Mundial da Juventude, reforçando que na Igreja também há espaço para os jovens e que Jesus fica feliz com a presença deles.
Como o encontro era de jovens, não poderia faltar um pouco de música e dança, e essa tarefa ficou a cargo do professor de dança Paulinho e seus alunos.
O terço foi o assunto abordado a seguir pela Aline Lopes, que de forma clara e objetiva conseguiu levar até os participantes a importância de se rezar o terço com frequência, sendo também fonte de graças e benefícios para a vida de todos os católicos.
Por volta de 15:30 foi feita uma pausa para os participantes saborearem frutas oferecidas pelos organizadores do evento. Após a pausa, foi o momento de acompanhar com atenção ao testemunho de vida do Alexandro, que contou sua história alertando os jovens sobre os perigos do mundo das drogas, que felizmente para ele teve volta com a fé em Deus e com o apoio da família e amigos, mas que para muitos é um caminho sem volta.
Vale ressaltar que nos intervalos das palestras e também nas pausas, o Coral NEC abrilhantou o evento com diversas canções.
A seguir, formaram-se 12 grupos divididos pela cor do nome presente no crachá dos participantes, onde guiados pelos coordenadores dos grupos, os jovens puderam debater diversos temas ligados à Igreja e a vida cristã. Encerrado os debates, um integrante de cada grupo apresentou as opiniões.
Após as apresentações, Pe. Paulo foi convidado (de surpresa) a levar até os jovens algumas palavras.
Por volta de 17:40, foi oferecido aos jovens um lanche com direito a “cachorro-quente” e refrigerante. Após o (merecido) lanche, um vídeo contando a história da Jornada Mundial da Juventude foi apresentado no telão.
Já era noite quando o coordenador do Ministério Extraordinário da Comunhão, Vander dos Santos, proferiu sua palestra ressaltando o Zêlo que devemos ter com o Corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo presente na Eucaristia.
Na sequência, um momento muito especial para os participantes, a Adoração ao Santíssimo Sacramento. Houve também a entrega de um terço para todos os participantes com a mensagem “Jovem, reze o terço e fique mais íntimo de Cristo!”.
O último compromisso do encontro foi a Santa Missa celebrada na Matriz. A celebração contou com a participação dos jovens, tanto nas leituras e comentário quanto no momento do Ofertório. Na homilia, Pe. Paulo além de explanar sobre o Evangelho do Domingo, também falou sobre a Jornada Mundial da Juventude ressaltando três palavras que o Papa Francisco disse no vídeo que foi apresentado no encontro: “Alegria, Cruz e Jovem”.
Foi um evento marcante para a preparação dos jovens dorenses para a Jornada Mundial da Juventude. Parabéns aos idealizadores e organizadores do evento.
Por Nairon Neri Silva
Dores de Campos, 14 de julho de 2013
Pascom
6 menções